
Ricardo João Teixeira, doutorando em Psicologia da Saúde na Universidade do Minho, é o primeiro português a vencer o STAR Student Development Award, um dos principais prémios internacionais para alunos na área do stress e ansiedade. O galardão foi entregue recentemente na conferência anual da Stress and Anxiety Research Society (STAR), realizada na Universidade de Münster, na Alemanha.
O trabalho laureado, escrito em coautoria com a Profª Maria da Graça Pereira, também da Escola de Psicologia da UMinho, intitula-se “Psychological Morbidity in Adult Children Caregivers of Oncological Patients Undergoing Chemotherapy”. Os resultados da pesquisa evidenciaram que os filhos adultos de doentes em quimioterapia apresentam uma elevada morbilidade psicológica. Os autores verificaram também que o suporte social é uma variável particularmente importante para os filhos com maior exaustão familiar, sendo necessário planear intervenções psicológicas direcionadas para esta população específica.
Destinado a reconhecer e estimular contributos para a área, o STAR Student Development Award visa a valorização do curriculum vitae e o reconhecimento internacional de alunos de doutoramento e de mestrado, através de uma competição entre trabalhos na área do stress, ansiedade e coping, em teoria, prática e investigação.
0 comentários:
Enviar um comentário