
Instituto Empresarial do Minho (Soutelo - Vila Verde)
“Por um conceito diferenciador para a Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde” é o tema genérico de um Seminário que o Município de Vila Verde/Proviver-EEM promove, esta quinta-feira (21 de Julho de 2011), no IE Minho, em Soutelo, com a presença de diversos especialistas nas áreas das artes e da inovação/conhecimento. O objectivo do referido espaço aberto de reflexão e discussão encerra a definição de um novo conceito da 7ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde, a realizar no próximo ano, que passa por traçar «um desafio estratégico de diferenciação, assente no lançamento dos alicerces de um “Roteiro de criatividade e empreendedorismo”, a desenvolver em torno da programação VILA VERDE, VILA CRIATIVA», iniciativa que está em desenvolvimento, desde o passado mês de Junho.
«Uma aposta na valorização das correntes emergentes da criação artística (arte/ ciência/ tecnologia/natureza) antecipando, deste modo, o dinamismo de sinergias criativas em torno da “Casa do Conhecimento”, da “Casa das Artes” e da experiência acumulada pela incubadora de empresas de base tecnológica do IEMINHO», são apontamentos a reter para este encontro.
Neste sentido, O Município de Vila Verde, através da PROVIVER EEM, promove o Seminário assente na temática “A Arte e os Novos Media. A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde: perspectivas e desafios”, agendado para esta quinta-feira, dia 21 de Julho, com início às 9h30, no IEMinho (Soutelo-Vila Verde).
«Esta iniciativa será um fórum de reflexão e debate sobre a afirmação de um novo conceito para a Bienal, no âmbito das novas tendências da criação artística, do empreendedorismo e das indústrias criativas, e do impacto destas novas dinâmicas ao nível da produção de conhecimento e de riqueza, no contexto da economia local e nacional», verifica o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
Apontamentos do programa
Estão previstos dois painéis: no período da manhã, que irá incidir sobre a importância da Arte, enquanto motor de conhecimento e criatividade, com a presença de Luís Girão, Director de Investigação da Artshare; Carlos Morais, Docente da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica; e Henrique Silva, pintor e Director do Curso Superior de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior Gallaecia. Irá moderar este painel um representante da Fundação da Juventude. No período da tarde, o painel debruçar-se-á sobre a Arte, a Inovação Tecnológica e o Empreendedorismo, que será defendido pelo Presidente do Conselho de Administração da DST, José Teixeira, por Paula Tavares, Docente na Escola Superior de Tecnologia do IPCA, e pelo Coordenador da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde, Ismael Graça. O Director Regional do IPJ, Vitor Dias, assumirá a função de moderador.
Esta sessão, de carácter participativo, na qual todos os participantes darão o seu contributo em torno de um conceito diferenciador para a Bienal, contará, também, com a presença dos representantes das entidades patrocinadoras da anterior edição da Bienal, designadamente o BPI e a DIVIMINHO SGPS.
A iniciativa será presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela.
Mais informações: www.proviver.pt
PROGRAMA
9h15- Recepção aos participantes
9h30- Abertura dos Trabalhos
Manuel Barros - Presidente da PROVIVER EEM
António Marques - Presidente do IEMINHO
António Vilela – Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde
9h45: Painel I
“Por um conceito diferenciador para a Bienal: a Arte, a Criatividade e o Conhecimento”
Moderação: José António Moreira da Silva, Administrador da Fundação da Juventude
Luís Girão – Director de Investigação da Artshare
Henrique Silva, Pintor e Director do Curso Superior de Artes Plásticas e Multimédia da Escola Superior Gallaecia. Co-fundador da Fundação Bienal de Cerveira
Carlos Morais, Docente da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica
12h00: Debate
12h3o: Pausa para Almoço
14h30: Painel II
“Por um conceito diferenciador para a Bienal: A Arte, a Inovação Tecnológica e o Empreendedorismo”
Moderação: Vítor Dias, Director Regional do Norte do Instituto Português da Juventude
Comunicações:
José Teixeira - Presidente do Conselho de Administração da DST
Paula Tavares, Docente da Escola Superior de Tecnologia do IPCA
Ismael Graça - Coordenador da Casa do Conhecimento do Município de Vila Verde
16h00: Debate
16h15: Apresentação de Propostas para a definição de “um conceito diferenciador da Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde”.
16h30: Encerramento
0 comentários:
Enviar um comentário