Aboim da Nóbrega: Parque de campismo “verde” foi hoje inaugurado (Via MaisActual)



Estava agendada para hoje a inauguração oficial do Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega, um “Parque Verde” apontado como uma infra-estrutura de topo a nível regional e nacional. Trata-se de um equipamento que resulta da conjugação de esforços da Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), Câmara Municipal de Vila Verde e Junta de Freguesia de Aboim da Nóbrega. Em paralelo, serão inaugurados os Percursos Pedestres, Equestres e BTT, associados à dinâmica turística que se pretende lançar em torno daquele equipamento.

“É um investimento de excelência, graças ao empenho da ATAHCA – com o apoio do Município de Vila Verde e da Junta de Freguesia de Aboim -, que se viram obrigados a contornar algumas dificuldades para criar um equipamento capaz de gerar atracção nesta zona e, por inerência, promover dinâmicas sociais e económicas que, acreditamos, vão ajudar esta zona de elevado potencial turístico, ambiente e humano», destacou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, numa visita recente ao local, em fase de conclusão das obras.
Recorde-se que este foi um processo marcado por muitos adiamentos. Mas, depois dos problemas lançados pelas dificuldades de instalação da rede pública de energia, a opção por um “Parque Verde”, alimentado a energias limpas (como a eólica, painéis fotovoltaicos e, futuramente, hídrica), veio “revelar-se a cereja em cima do bolo. Valeu a pena esperar e encontrar uma solução que já é apontada como pioneira a este nível”, assinalou o Presidente da ATAHCA, José da Mota Alves. Segundo o mesmo responsável, “o investimento suplementar de 70 mil euros numa central de energia limpa acabou por constituir uma importante mais-valia para este local”.
Hoje, dia da inauguração oficial, o presidente da ATAHCA garante que o equipamento “estará a funcionar em pleno”, ressalvando que, “por se tratar de um equipamento novo, pode haver ajustamentos posteriores, mas questões de detalhe que venham a ser apontadas pelos utentes, campistas, caravanistas, grupos e outros”.
A qualidade do espaço, que eleva a sua oferta para “um cinco estrelas ao nível dos Parques de Campismo Rurais”, associado ao facto de usar “exclusivamente energias limpas e à criação de uma rede de percursos pedestres, equestres e de BTT” numa zona de “elevado potencial paisagístico, rural, histórico e etnográfico” tornam, desde já, o Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega “uma infra-estrutura de elevado potencial”.
Na óptica do autarca António Vilela, “este será, seguramente, um importante ponto de atracção de turistas e novos visitantes a esta zona, com todas as mais-valias que isto representa. Acredito neste projecto e nas gentes de Aboim e localidades vizinhas, que serão capazes de se unir para dar ainda mais força ao potencial deste equipamento, retirando frutos desta sementeira. Desde logo, a criação directa de três empregos para residentes em Aboim, e outras oportunidades que ajudarão a fixar a população local”, concluiu.
O Parque de Campismo Rural de Aboim da Nóbrega vai ter capacidade para albergar cerca de uma centena de tendas de campismo, a que se juntam uma dezena de alvéolos para auto-caravanas, os 2 nichos/bungalows T2 e as correspondentes áreas de apoio, o lavadouro, recepção, habitação e zona de recreio.
A ATAHCA projecta a instalação de áreas de lazer, como campo para mini-golfe, ténis de mesa e uma área para piscina. Algumas valências que estarão já disponíveis na fase de arranque.

0 comentários: