Portugal: Ana Gomes fala de Strauss-Khan para atacar Paulo Portas (C/ Vídeos - Via DN)



A eurodeputada socialista Ana Gomes considera que Paulo Portas não tem condições para integrar o novo Governo. "Está em causa a sua idoneidade pessoal e política", afirmou na Antena1

"Não está em causa a total legitimidade do seu partido para integrar coligação do Governo. Está em causa a sua idoneidade pessoal e política para voltar a desempenhar cargos governamentais no nosso país, atentas as suas responsabilidades e comportamentos como Governante e parlamentar, alguns desses comportamentos ainda por esclarecer em Justiça, como é devido", começou Ana Gomes, esta manhã, na sua intervenção no programa "Conselho Superior" da Antena1, em que acabou por referir-se ao escândalo sexual do ex-director do FMI Dominique Strauss-Khan para justificar o seu ponto de vista.
Ana Gomes esclareceu que se estava a referir "à lesiva aquisição de submarinos", de que Paulo Portas "foi o principal responsável, enquanto ministro da Defesa, e sobre a qual correm processos em Justiça, por corrupção, burla, evasão fiscal, lavagem de dinheiro, facturas falsas, etc".
Sobre este caso, a deputada europeia criticou a actuação do Procurador Geral da República, que "conseguiu afastar duas procuradoras que iniciaram esse processo". "Mas eu tenho esperança que prossiga. É essencial para a transparência e para a Justiça", disse.
Voltando às críticas a Paulo Portas, Ana Gomes referiu-se depois a "outros comportamentos" que justificam a sua opinião. "Todos os jornalistas em Portugal sabem que junto do então ministro Paulo Portas funcionou uma central de desinformação e calúnia de dirigentes do PS que alimentou o tratamento na Imprensa do caso Casa Pia", disse. "Um seu próximo colaborador, Pedro Guerra, que Paulo Portas tratou de colocar depois numa empresa pública, era um dos principais agentes dessa central de desinformação", acusou Ana Gomes.
A eurodeputada lamentou que a justiça não tenha ainda esclarecido "todos os contornos sórdidos do caso Casa Pia, incluindo a campanha de desinformação de quem queria desviar informações".


Reportagem SIC: Eurodeputada socialista entende que o líder do CDS-PP não tem condições para integrar o novo elenco governativo



Reportagem SIC: A vice-presidente do CDS-PP Assunção Cristas considerou hoje "inadmissíveis", "inqualificáveis" e de "baixo nível" as declarações da eurodeputada socialista Ana Gomes a propósito do líder democrata-cristão, Paulo Portas.





0 comentários: