Tecnologia: iPhone e iPad regista localização dos utilizadores em ficheiro escondido (Via Público)



O iPhone e o iPad com conectividade 3G registam a localização dos utilizadores num ficheiro que fica guardado nos próprios aparelhos e no computador com que estes são sincronizados.

A descoberta foi feita por um engenheiro de software (e ex-funcionário da Apple, mas que nunca trabalhou com o iPhone) e por um astrónomo que é autor de dois livros técnicos sobre o telemóvel da Apple. Uma explicação detalhada foi publicada nesta página.

Os dispositivos armazenam num ficheiro a localização geográfica em que o utilizador se encontra em vários momentos. A recolha parece ter começado em Junho do ano passado, altura em que foi feita a actualização do sistema operativo iOS para a versão 4.

O ficheiro em causa guarda as coordenadas geográficas, bem como um número que indica com precisão o momento em que as coordenadas foram captadas. O ficheiro é copiado para o computador de cada vez que o iPhone ou iPad são sincronizados com o iTunes.

A dupla, que já trabalhou em alguns projectos de visualização de dados, diz que estava a discutir um projecto de visualização de dados obtidos via telemóvel quando um deles descobriu o ficheiro.

“O problema mais imediato é que os dados são guardados no computador num formato que é fácil de ler. Qualquer outro programa ou qualquer utilizador com acesso ao computador pode lê-los”, escrevem no site. Porém, as instruções para o acesso ao ficheiro requerem alguns conhecimentos técnicos e não estão ao alcance de todos os utilizadores.

Os operadores de telecomunicações também recolhem este tipo de dados – mas estes não são acessíveis por qualquer pessoa e, normalmente, estão disponíveis apenas mediante ordem judicial.

A dupla especula que o ficheiro possa ser parte de uma nova funcionalidade que a Apple pretende lançar.

Os dois criaram ainda uma aplicação (para ser usada em computadores Mac) que mostra, num mapa, a informação geográfica registada pelos aparelhos.

O caso já está amplamente noticiado na imprensa, mas até ao final da tarde a Apple não tinha feito qualquer declaração oficial.

0 comentários: