Portugal: 85 mil perdem acesso ao rendimento social (Via Ag. Financeira)



Estado já poupou 10 milhões desde o início do ano, mas quer poupar 200 milhões até 2012


Cerca de 85 mil pessoas perderam o acesso ao Rendimento Social de Inserção (RSI), avança o «Diário de Notícias».

Regras mais apertadas, introduzidas em Julho do ano passado, explicam a queda de 21%. Só em Fevereiro, há menos 7.234 beneficiários.

Os cortes nos apoios sociais decretados pelo Governo estão a ser cumpridos à risca. Desde então até agora, a Segurança Social está a pagar RSI a menos 75 mil pessoas. No último ano, são menos 85 mil beneficiários. O Governo prevê poupar 200 milhões nas contas do Estado.

Desde o início do ano, a poupança já atingiu os 10 milhões de euros com esta prestação.

A alteração do cálculo do rendimento per capita e a obrigação da apresentação de prova de condição de recursos eliminaram muitos beneficiários.

Além disso, para manterem o subsídio, os beneficiários do RSI são agora obrigados a fazer formação. Mais de cinco mil pessoas, acima dos 18 anos, já foram convocadas para os Centros Novas Oportunidades já foram convocadas desde Dezembro, com objectivo de desenvolverem competências básicas como a leitura, escrita, cálculo e tecnologias de informação.

Desde o início do ano a Segurança Social já poupou cerca de 10 milhões de euros com esta prestação, mas o objectivo é conseguir uma poupança anual de 200 milhões de euros.

0 comentários: