
Os hipermercados de Braga vão estar encerrados no feriado do 1º de Maio, segundo um despacho municipal, divulgado, esta quinta-feira, pelo sindicato do comércio (CESP), que contraria a intenção das empresas de abrir pela primeira vez no Dia do Trabalhador.
"O presidente da Câmara Municipal de Braga, por despacho, manda encerrar super's e hipermercados no dia 1 º de Maio, justificando com a celebração do Dia Internacional dos Trabalhadores, relevando um conjunto de referências simbólicas, designadamente, no que concerne a princípios hoje consolidados no quadro dos direitos dos trabalhadores", lê-se na nota do CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.
Este mesmo sindicato tem denunciado nos últimos dias pressões que estão a ser exercidas junto dos trabalhadores dos hipermercados dos grupos Jerónimo Martins (Pingo Doce) e Sonae (Continente) para trabalharem no próximo feriado, mas as empresas têm desmentido essas informações.
O CESP congratula-se ainda com o despacho assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, que "manda" encerrar no 1.º de Maio as grandes superfícies comerciais do concelho, "coisa de que se esquece constantemente" a associação das empresas da grande distribuição, a APED, referem.
Estas empresas, acrescenta o sindicato, "ainda em 7 de Abril, mandavam e-mails entre os quadros, para preparar a campanha pela abertura" no Dia do Trabalhador, "num processo de completa subversão das práticas e regras que vigoram desde o Abril de 1974, tentando impor o regresso ao capitalismo selvagem do tempo do fascismo".
"Esta decisão do presidente da Câmara Municipal de Braga, evidencia que as Câmaras Municipais podem contribuir, se quiserem, para regular e disciplinar a selvajaria que o capitalismo está a querer reinstalar em Portugal. Ainda é tempo de travar a corrida para o abismo", acrescenta o sindicato.
0 comentários:
Enviar um comentário