Braga: Gala animada por clube de dança de Vila Verde divulgou "Maravilhas" Bracarenses (Via Correio do Minho)



Por iniciativa dos alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos de Nível Secundário (EFA S1) do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado foram distinguidas as ‘Sete Maravilhas’ do património arquitectónico histórico, natural e imaterial das freguesias de Panoias, Merelim S. Pedro, Merelim S. Paio, Mire de Tibães e Padim da Graça. As ‘Maravilhas’ vencedoras, entre 19 a concurso, foram anunciadas numa gala realizada recentemente, na Quinta da Maínha, em Panoias.

Assim, as ‘Maravilhas’ mais votadas de cada uma das freguesias foram: Jardim do Quintalejo (Padim da Graça), com 671 votos; Casa da Mainha (Panoias), com 698 votos; Custódia (Merelim S. Pedro), com 711 votos; Cruzeiro de Tibães (Mire de Tibães) com 817 votos; a Ponte de Prado (Merelim S. Paio), com 920 votos; e as duas Maravilhas mais votadas no total das 19 Maravilhas foram a Cerca do Mosteiro de S. Martinho de Tibães, com 935 votos e o primeiro lugar coube ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães, com 1175 votos.

A gala foi apresentada por três formados do Curso EFA S1 e a abertura e o encerramento da mesma ficaram a cargo do Grupo Equipa de Dança do Desporto Escolar, coordenado pela professora Fátima Ferraz, com uma coreografia do tema ‘The Time (Dirty Bit)’, dos ‘Black Eyed Peas’, tendo, ainda, contado com diversas actuações musicais e de dança, nomeadamente a interpretação do tema ‘What is hip?’ dos ‘Tower of Power’, pelo 6.º D, coordenado pelo professor de Educação Musical, José Duarte Antunes, dois momentos de fado, ‘Ó Gente da Minha Terra’ e ‘Foi Deus’, protagonizados pela formadora Leonilde Pereira, um momento de danças de salão pelo Clube Namorar a Dança, de Vila Verde e duas actuações do Grupo Coral de Mire de Tibães, com os temas ‘Laudate Dominum’ e ‘Nossa Senhora Faz Meia’.

Durante a Gala foram, ainda, entregues certificados de ‘Candidato a Maravilha’ a cada uma das 19 ‘maravilhas’ a concurso e dados a conhecer os padrinhos externos, figuras ilustres de cada uma das freguesias, e internos, formandos do Curso EFA S1, das respectivas maravilhas.
O ponto alto do evento centrou-se na entrega, por parte dos formadores, do mediador e do director do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, dos troféus das ‘Sete Maravilhas’ vencedoras, criados pela professora e designer, Carla Gaspar.

A gala contou com a presença de todos os elementos da Direcção do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, do Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas do Alto Cávado, João Rodrigues, dos elementos da Associação de Pais/Encarregados de Educação da EB 2,3 do Cávado e dos membros das autarquias locais.
O espaço, gentilmente cedido pela co-proprietária da Quinta da Maínha, Ana Guedes Machado, revelou-se pequeno para acomodar uma assistência de mais de 300 pessoas.

0 comentários: