Portugal: Reformas milionárias custam 20 milhões por mês ao Estado



São mais de 4.500 os pensionistas que recebem quatro vezes mais do que os 22.300 beneficiários da pensão mínima.

O fosso entre as reformas milionárias e as outras é enorme: os pensionistas que recebem mais de quatro mil euros por mês custam 20 milhões de euros por mês aos cofres do Estado, quatro vezes mais do que os 22.311 beneficiários da pensão mínima a quem são pagos, no total, 5 milhões de euros mensais.

Há já 4.533 pensionistas a receber reformas milionárias. Se por mês representam 20,39 milhões de euros, segundo as contas do «Diário de Notícias», por ano são 285 milhões, contando com as 12 remunerações, subsídios de férias e de Natal.

A quantidade de reformas milionárias tem vindo a ganhar uma velocidade imparável: no arranque da década passada, as pensões com essas características eram 1.002; sempre a subir, chegaram aos 4.075 em 2008 e ultrapassaram as 4.500 no ano seguinte. Contas feitas, o número mais do que quadriplicou em apenas dez anos.

Note-se que os pensionistas da função pública não vão escapar aos cortes previstos nas medidas de contenção orçamental para este ano.

Pensões com políticos atingem valor recorde este ano

Os gastos do Estado com as subvenções vitalícias destinadas aos políticos também não têm parado de aumentar. Numa década, estas despesas dispararam 33% para 80 milhões de euros, contando já com o valor mais alto de sempre que se espera atingir este ano, de 9,1 milhões.

Para se ter uma ideia, enquanto um funcionário público precisa de trabalhar, em média, 30 anos para alcançar a reforma, um político que desempenhou funções entre oito a 12 anos até 2005 ganhou logo direito a uma pensão para toda a vida.

Fonte Site Agência Financeira
Fonte imagem por © Erikra Mussen

0 comentários: