Minho: A27, que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, e o troço norte da A28, entre Viana e Caminha, também vão ter portagens a partir de 15 de abril



A autoestrada A27, que liga Viana do Castelo a Ponte de Lima, e o troço norte da A28, entre Viana e Caminha, também vão ter portagens a partir de 15 de abril, disse à agência Lusa fonte do Governo.


De acordo com fonte do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), o alargamento da cobrança àqueles troços, incluídos na concessão Norte Litoral, vai acontecer na mesma data da entrada em vigor das portagens eletrónicas nas SCUT Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve.
O Conselho de Ministros de 09 de setembro fixou o início da cobrança de portagens nas SCUT do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata em 15 de outubro e nas restantes quatro concessões “até 15 de abril”.
No comunicado difundido nesse dia, o Conselho de Ministros não esclarecia, contudo, se o alargamento da cobrança às restantes SCUT, exigido pelo PSD, implicava a introdução de pórticos de portagem eletrónica também nos troços das concessões do Norte que tinham ficado de fora.
“Num esforço de compromisso procurado pelo Governo, adopta-se o princípio da universalidade na implementação do regime de cobrança de taxas de portagem”, lê-se no comunicado, que alude ao alargamento do pagamento apenas às quatro concessões ainda em regime SCUT.
A construção da A27 (antigo IP9) foi uma das “moedas de troca” do chamado “negócio do queijo limiano”, o acordo conseguido entre o então primeiro-miistro António Guterres e o então deputado eleito pelo CDS-PP e presidente da Câmara de Ponte de Lima, Daniel Campelo, para viabilizar o Orçamento do Estado.
Com o alargamento da cobrança de portagens também ao troço norte da A28 dentro de três meses, cai por terra o argumento da Câmara de Viana do Castelo para convencer os turistas galegos a continuar a visitar o concelho.
A Câmara de Viana do Castelo anunciou dia 04 que está a promover uma campanha publicitária radiofónica na Galiza a alertar para a ausência de portagens no troço da A28 a norte da cidade.

Fonte Antena Minho
Fonte Imagem © por Paulo Duarte

0 comentários: