Vila Verde: Programa da Festa das Colheitas 2010 - 5 a 10 de Outubro


A Festa das Colheitas 2010 é um dos maiores eventos nacionais dedicados à agricultura, pecuária e gastronomia. Uma compilação de saberes e sabores que apelam à genuinidade das sensações e ao fruir da autenticidade rural. A terra e os conhecimentos ancestrais são a fonte abundante das riquezas ilustradas na Festa das Colheitas de Vila Verde.

Este evento é uma exposição e feira de produtos agrícolas, de artesanato, pecuária, doces típicos e gastronomia de vários pontos do país; aqui reproduzem-se ao vivo práticas típicas da época das colheitas como desfolhadas, malhadas do milho, pisada de uvas e espadeladas de Linho, com um intuito lúdic0 mas também pedagógico; há ainda concursos que visam premiar a excelência e a qualidade dos produtos regionais; e também conferências, seminários e encontros de temas que propõem uma discussão e reflexão colectiva.

Fazendo justiça à sua designação, a Festa das Colheitas de Vila Verde é também uma ode à alegria, ao convívio e à comemoração da ruralidade, patente nos espectáculos musicais ligados à tradição e folclore, nas tasquinhas e nos festivais de gastronomia; paralelamente ainda incentiva ao desfrute das belezas locais e à prática de uma vida mais saudável, com várias propostas que incluem práticas desportivas e passeios ao ar livre, com uma clara componente turístico-cultural.



Ao fim de 19 edições, esta Feira Mostra de Produtos Regionais pode orgulhar-se de, aliada a uma organização de extrema qualidade, proporcionar aos seus visitantes um programa rico, denso e versátil. Cada dia é uma nova experiência para os sentidos, um manancial de novos saberes e valores.



O intuito maior da Festa das Colheitas de Vila Verde é promover as potencialidades económicas, culturais e turísticas do Concelho e da Região, aliando a tradição à modernidade.





Destaques ‘Festa das Colheitas 2010’



Dia Inaugural 5 Out.

Abertura da Festa

Inauguração do XIXª Feira Mostra de Produtos Regionais

Inauguração do 5º Festival Gastronómico

Actuação de ‘Raízes’

Este ano a abertura da Festa coincide com o feriado da Implantação da República. O destaque maior vai para a inauguração do Festival Gastronómico, que este ano atraiu os melhores restaurantes de Évora, Serra da Estrela, Peniche, Apúlia e, claro, Vila Verde. A noite marca um reencontro com os emblemáticos ‘Raízes’, a tocar em casa, considerado um dos melhores grupos da música tradicional portuguesa entre as décadas de 80 e 90.





Dia do Artesanato e do Linho 6 Out.

Concurso de Artesanato

Espadelada do Linho / O Ciclo do Linho

Rusgas

Magusto Típico

O Linho está em destaque na edição 2010 da Festa das Colheitas. Vai ser recriado todo o seu ciclo de transformação, desde a colheita, ao tratamento moroso e delicado em tecido, como se fazia antigamente, para dar origem ao expoente máximo da sua beleza: bordado o Lenço de Namorados. A noite fica reservada para a alegria das Rusgas e do Magusto.





Dia da Floresta e dos Produtos Tradicionais 7 Out.

Concurso do Mel

Concurso de Doces Típicos (Marmelada)

Workshop para Crianças ‘Aprender a Floresta’

Seminário ‘Portugal Sem Fogos Depende de Todos’

Malhada do Milho

Actuação de Luís Fronteira

Quase integralmente dedicado aos doces típicos, esse terceiro dia divide protagonismo com a preocupação com as questões florestais e consciencialização para defesa do património paisagístico do concelho, uma das temáticas mais sensíveis e caras para o município. Espaço ainda para uma das actividades mais populares na época das Colheitas – a malhada do milho – e o encerramento com música ligeira.




Dia do Vinho 8 Out.

Provas de Vinhos

Conferência “Enoturismo – o Turismo e o Vinho”

Pisada de Uvas

Actuação dos ‘Verde Canto’

Num dia totalmente dedicado ao ‘néctar dos Deuses’, homenageia-se não só os fantásticos vinhos verdes da região, como de outros pontos do país, salientando a riqueza vitivinícola de Portugal. Um dia de sabores sublimes mas de sensações fortes, encerrado com uma actuação vinda da ‘essência’ da terra.



Dia da Agropecuária 9 Out.

Prova Conduzida de Vinhos

Concurso de Raças Avícolas

Concurso/ Exposição de Pecuária

Concurso da Broa

Concurso ‘Pica-no-Chão’

Conferência/ Almoço ‘Vila Verde, Capital do Pica no Chão’

Festa do ‘Caurdo’

Abertura da ‘Rota das pastelarias’

Passeio Turístico ‘Aldeias da Saudade’

Feira Tradicional ‘Reviver o Passado’

Festival Folclórico Concelhio

Este é o dia mais intenso da semana da Festa das Colheitas. Dedicado aos concursos e à excelência dos produtos e animais domésticos, destaca como protagonista o ‘Pica no Chão’, uma das iguarias mais populares da Gastronomia Minhota e que tem, em Vila Verde, a sua capital, com marca registada. Se a Festa invoca a tradição e a festa da ruralidade, neste dia atinge a sua expressão máxima, com o folclore, a feira tradicional, sem nunca esquecer a vertente da promoção turística. Um dia imperdível!



Dia da Tradição 10 Out.

Missa das Colheitas

Encontro de Tocadores de Concertinas

Desfolhada Minhota

Encerramento da Feira Mostra de Produtos Regionais de Vila Verde

O derradeiro dia do evento, marca a despedida, com solenidade, mas também festa rija, de mais uma edição da Festa das Colheitas. A cerimónia religiosa matinal, que conta com a participação de vários grupos folclóricos, simboliza o agradecimento e pedido de bênção dos agricultores, pelos frutos da terra; de tarde, o apogeo da festa atinge-se com a gigantesca desgarrada proporcionada pelas centenas de tocadores de concertinas que vêm de todo o país.





Epílogo da Festa

‘Das entranhas da terra…’

Emerge das raízes rurais e do povo que cultiva com esmero os seus “pedaços” de terra, de onde resultam as cantigas da lavoura, o farnel, a alegria e pulsar de gente simples e afável… Este é o segredo da festa que pretende dar “graças a Deus” pela abundante colheita.

De forma verdadeiramente contagiante, os agricultores e produtores agrícolas e de artesanato, os vendedores/representantes da maquinaria agrícola, os restaurantes e tasquinhas, as associações culturais, os grupos folclóricos, as rusgas de tocadores de concertinas, cavaquinhos e cantadores ao desafio, dão ao evento o encanto e a alegria próprios da gente do Minho.

Paulatinamente, tem vindo a adquirir um formato verdadeiramente exposicional e representativo das tradições rurais, marcando presença perto de uma centena e meia de expositores nas mais diversas áreas.

A edição 2009 recebeu mais de 70 mil visitantes, oriundos de todos os pontos do país e da Galiza. Para 2010, a organização deseja, pelo menos, repetir estes números mas especialmente melhorar, ainda mais, a qualidade e notoriedade da sua Festa.

Todas as informações em http://www.proviver.pt/colheitas/


Fonte Site Notícia/Imagem Proviver

0 comentários: