Vila Verde: Três milhões para novas escolas em Prado e Moure



Mais de três milhões de euros é quanto a Câmara Municipal de Vila Verde vai investir na construção de dois centros educativos na vila de Prado e na freguesia de Moure, estabelecimentos de ensino que “vão servir o parque escolar concelhio nos próximos anos”, garantiu a autarquia, que acaba de adjudicar as empreitadas.
O Centro Educativo de Moure integra a ampliação da EB 2,3 de Moure e a construção do novo edifício que irá albergar o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O novo centro escolar ficará preparado para receber 288 novos alunos provenientes das freguesias geograficamente mais próximas, “respondendo à necessidade de reordenamento do parque escolar e aos pressupostos das actuais políticas de educação”, salienta a propósito o presidente da câmara de Vila Verde, António Vilela.
Com este projecto, concentram-se na mesma área, os vários níveis de ensino do 1º ao 3º ciclo que compõem o Agrupamento de Escolas de Moure.

O novo edifício prevê um total de 12 salas de aulas, uma sala polivalente/refeitório, uma sala de biblioteca/informática, uma sala de professores, uma sala de atendimento, um espaço de copa e todo um conjunto de espaços complementares.
A obra foi adjudicada por 1,5 milhões de euros.

O Centro Educativo de Prado resulta igualmente da ampliação da EB 2,3 de Prado, com a construção do um novo edifício que irá albergar o 1.º ciclo, o que permitirá reunir um conjunto de aproximadamente 264 novos alunos provenientes das quatro escolas do 1.º ciclo, actualmente em funcionamento na freguesia.

O novo edifício contará com 12 salas de aulas, uma sala polivalente, um espaço de refeitório, uma sala de biblioteca/informática, uma sala de professores, um espaço de copa e todo um conjunto de espaços complementares. A obra foi adjudicada por 1,6 milhões de euros.
Os Centros Educativos de Moure e Prado devem arrancar no próximo ano lectivo.

Reestruturação do Parque Escolar Concelhio

“Este é o cumprimento da estratégia de reestruturação do Parque Escolar Concelhio traçada há alguns anos, tendo em linha de conta a melhoria das condições gerais de ensino no concelho associados a uma gestão mais eficaz do sistema educativo”, assinala o autarca António Vilela, destacando que “Vila Verde foi pioneiro no lançamento do novo paradigma de ensino a nível nacional, que agora se materializa na efectiva modernização do sistema educativo, colocando-o na primeira linha a nível nacional”.

Já se encontram em funcionamento os Centros Educativos de Cabanelas e Vila Verde, tendo sido inaugurado neste ano lectivo o Centro Educativo Monsenhor Elísio Araújo/Pico de Regalados. Em fase de construção está também o Centro Educativo da Ribeira do Neiva. Fonte Correio do Minho

0 comentários: