Mós: Grupo Verde Canto, cinco anos de música popular


Nove elementos em palco, apoiados por dois técnicos, são a ‘alma’ do grupo de música tradicional portuguesa ‘Verde Canto’, originário da freguesia de Mós, concelho de Vila Verde.
Jorge Fernandes (bandolim, violino e baixo), Pedro Sá (cavaquinho e voz), Manuel Araújo (concertina e baixo), Marta Oliveira (percussão e voz), António Sá (braguesa e voz), Susana Alves (voz e percussão), Fernando Pinheiro (voz, cavaquinho e percussão), Susana Vivas (voz e percussão), Filipe Soares (bandolim e braguesa), Rafael Rodrigues (Som) e José Manuel (Luz) são os rostos que compõem o grupo ‘Verde Canto’, formado há cinco anos.

Com idades entre os 20 e os 45 anos, o grupo integra elementos dos concelhos de Vila Verde, Amares e Braga.
Ao longo do seu percurso artístico, o grupo tem pisado palcos desde o Norte ao Centro do país, dando a conhecer ao público as tradições das gentes minhotas. “Começamos a actuar em Vila Verde mas temos também actuado em vários pontos do país, desde Barcelos, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço, Gandra, Castelo Branco, entre outros locais”, disse ao ‘Correio do Minho’ o porta-voz do grupo minhoto, António Sá.

Até ao momento, o grupo ‘Verde Canto’ tem editado o CD intitulado ‘Canto Verde’, mas espera poder “brevemente” apresentar um novo trabalho. “Temos feito novas recolhas e novas músicas e brevemente iremos gravar um novo CD”, garantiu António Sá, avançando que o novo trabalho deve estar pronto até ao final do ano, dentro do mesmo estilo musical.

Grupo actua na Festa das Colheitas em Vila Verde

O grupo actua já no próximo dia 8 de Outubro na Festa das Colheitas de Vila Verde, estando conjugados todos os ingredientes para um bom espectáculo.
Com pouco mais de cinco anos com a actual formação, o grupo tem, porém, uma história mais longa.

Alguns dos actuais elementos do grupo haviam formado, dez anos antes, o Grupo ‘Alegre Juventude’, cujo fim do projecto acabaria por resultar no amadurecimento e no realinhamento do grupo. “Regressámos com uma equipa mais forte e com um nível já muito elevado”, destaca António Sá. “Este é um verdadeiro grupo de amigos, músicos excelentes e gente que rema para o mesmo lado. Todos são importantes e o grupo é isso mesmo, uma verdadeira equipa”, remata o porta-voz do grupo ‘Verde Canto’, António Sá. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins

Fonte imagem

0 comentários: