Minho: Incêndios não dão tréguas



Amares, Vila Verde, Vieira do Minho e Braga foram ontem os concelhos do distrito de Braga mais afectados por incêndios florestais.


Um dos incêndios que mobilizou mais meios foi o que deflagrou, a meio da tarde de ontem, pelas 16H15, no Lugar de Sernadela, em Caldelas, concelho de Amares.

As chamas em zona de mato foram combatidos por quatro dezenas de elementos, entre bombeiros dos Voluntários de Amares, Vizela e Esposende (22); militares do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR (8) e Sapadores Florestais (11) e foram dadas como dominadas duas horas depois.

No concelho de Vila Verde, deflagrou um incêndio na freguesia de Gondomar, pelas 11H00, que mobilizou quase três dezenas de combatentes e que foi dominado durante a tarde, mas que chegou a ter três frentes activas.

Em Vila Verde, foi necessário prosseguir o combate a reacendimentos do incêndio na freguesia de Oriz S. Miguel que já vem da madrugada de segunda-feira.


De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, os dois incêndios estavam em rescaldo ao final da tarde ontem.



Oitenta combatentes em Monção

No concelho de Braga, os esforços foram mobilizados para a freguesia de Guizande, onde deflagrou um incêndio logo pelas 07H00 com os Bombeiros Sapadores de Braga a contar com o apoio de outros corpos de bombeiros do distrito.

Em Vieira do Minho, ficou resolvido o incêndio que deflagrou, de madrugada, em Fragas do Toco, na zona da Cabreira, foi resolvido e mantinha-se, à hora de fecho desta edição, em vigilância, tal como as outras ocorrências no distrito.

No distrito de Viana do Castelo, o concelho de Monção voltou ontem a ser afectado por incêndios com a ocorrência em Milagres, Cambeses, a mobilizar 80 combatentes.
Foi, aliás, o incêndio que mobilizou mais meios no Minho, contando com pelo menos um meio aéreo e o Posto de Comando Operacional no local. Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: