Barcelos: Tapetes de flores naturais são atracção na Festa das Cruzes



Milhares de pessoas visitam por estes dias o templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, em Barcelos, atraídas pelos tradicionais tapetes de pétalas de flores naturais, um dos ex-líbris da Festas das Cruzes.

Os dois tapetes floridos estendem-se defronte dos altares laterais, do Senhor da Saudade e do Senhor da Cruz, revelando uma execução verdadeiramente artística pautada pela minúcia e o trabalho aturado de selecção de flores.

Segundo Martinho Gonçalves, zelador do templo, os tapetes ficaram concluídos na tarde da passada quarta-feira, depois de três dias de trabalho que envolveu quase duas dezenas de pessoas.

As flores foram recolhidas há cerca de mês, em campos de Barcelos, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila Verde, por grupo de pessoas contratadas e depois escolheram-se as melhores. «Vieram dezenas cestos, mas só se aproveita cerca de cinco por cento das flores recolhidas», disse José Macedo, mesário da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz.

Os arranjos, que contêm pétalas de camélias, japoneiras, pampilos, nubeleiras, chorões e soajos, entre outras flores, vão estar em exposição até à próxima quarta-feira, dia 5 de Maio, se não houve nenhuma contrariedade.

Martinho Gonçalves teme que o processo de decomposição das pétalas aconteça mais rápido do que o habitual, porque este ano houve muita chuva e as flores ficaram com muita humidade. Fonte Diário do Minho por Jorge Oliveira


0 comentários: