Vila de Prado: Distinções na evocação da carta foral de Prado



Duas instituições e três individualidades são distinguidas, amanhã, na cerimónia que comemora os 750 anos da outorga da carta de foral à vila de Prado, no concelho de Vila Verde.

É a primeira vez que Prado assinala a efeméride numa iniciativa da junta de freguesia local. O secretário da junta de freguesia, Paulo Gomes, explica que o objectivo é “potenciar a identidade histórico-cultural de Prado”.

A passagem dos 750 anos da carta foral de Prado ficará perpetuada por um monumento comemorativo erguido junto ao pelourinho da vila com uma pedra com alusão à efeméride e um excerto do próprio foral.
Com esta comemoração, a junta de freguesia quer abrir um precedente no sentido da evocação deste momento da história da vila.
Os 750 anos da carta foral são pretexto para reconhecer instituições e individualidades pelo serviço prestado à freguesia.
Nas instituições, o reconhecimento - traduzido numa réplica do monumento comemorativo - vai para a GNR, através do Posto Territorial de Prado, e para a Casa do Povo de Prado.
O papel na diminuição da criminalidade na freguesia e a concretização do novo quartel são factos que justificam a distinção da junta de freguesia que i rá aproveitar para divulgar uma iniciativa que tem no terreno, em parceria com a GNR, direccionada para os idosos.
A Casa do Povo de Prado, com valências para a infância, incluindo creche, jardim de infância e ATL, também desempenha um papel social importante, reconhece a autarquia de Prado.
Duas das individualidades que, amanhã, vão ser distinguidas têm que ver com aquelas insti-tuições.
A junta deliberou também reconhecer o trabalho feito pelo actual comandante do Posto Territorial de Prado da GNR, sargento Pedro Gonçalves, e do ex-presidente da Direcção da Casa do Povo, António José Rodrigues Oliveira, que esteve cerca de duas décadas à frente da instituição e que impulsionou toda a obra feita.
A terceira individualidade a ser agraciada pela junta de fregue-sia de Prado é o pároco local. O Padre Severino já celebrou as bodas de ouro sacerdotais e está há muitos anos na paróquia de Prado.
Para a sessão solene, agendada para as 10h30, no salão nobre da junta de freguesia, está convidado o governador civil do distrito, Fernando Moniz, e o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, bem como o ex-presidente e actual deputado do Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: