Moure: Despiste Tragédico para jovem de Oleiros



Duas irmãs morreram esmagadas sob um camião. Em Famalicão, mãe e filho, de 17 meses, perderam a vida. Rapaz, de 17 anos, não sobreviveu a despiste em Vila Verde

O estado em que ficou a viatura em que seguiam as duas irmãs mostra a violência do embate contra o pesado de mercadorias. Emília Odete Marques Teles, de 45 anos, e Paula Alexandra Teles, de 34 anos, tiveram morte imediata e foi necessário aos bombeiros recorrerem a material de desencarceramento para retirarem os dois corpos que se encontravam numa amálgama de chapa e ferro sob os rodados do camião.

O acidente ocorreu ontem de manhã, sendo mais um dos sinistros trágicos em estradas da região e que vitimaram cinco pessoas, em apenas dois dias. As duas irmãs seguiam na designada Rodovia de Covas (EN105), freguesia de Urgezes (Guimarães), tendo o alerta de acidente sido dado às 07.17. A viatura onde seguiam as vítimas ter-se-á despistado, indo embater frontalmente num pesado de mercadorias que seguia em sentido contrário.

"Quando chegámos ao local pouco havia a fazer, as duas vítimas estavam já mortas", afirmou ao DN, fonte dos bombeiros. No local, estiveram oito bombeiros, três ambulâncias e uma VMER - Viatura Médica de Emergência e Reanimação, tendo os corpos sido removidos directamente para a morgue do Centro Hospitalar do Alto Ave (unidade de Guimarães).

Emília e Paula viviam na freguesia vimaranense de Santiago de Candoso. Uma delas era viúva e deixa um filho menor de 13 anos. Apesar da intensidade do embate, o condutor do pesado não sofreu quaisquer ferimentos nem precisou de tratamento hospitalar. A PSP cortou o trânsito nos dois sentidos para as operações de socorro e posterior limpeza da via, situação que durou até às 10.30.

Trágico foi igualmente o acidente ocorrido às 21.40 de anteontem, em Oliveira de Santa Maria, concelho de Famalicão. O pequeno Martim, de 17 meses, esteve durante todo o dia de domingo indisposto e constipado, de acordo com os vizinhos, já noite a mãe, Elizabete Silva, de 33 anos, resolveu ir com ele ao Hospital de Riba d'Ave para ser observado por um médico. Em casa, em Ronfe (Guimarães), ficou o pai e a outra filha, de nove anos. Na deslocação, em Oliveira de Santa Maria, um carro que seguia em sentido contrário despistou-se e embateu frontalmente com o de Elizabete. Quando os bombeiros chegaram ao local a mulher estava em paragem cardiorrespiratória e acabou por falecer. A criança ainda foi levada para o Hospital de S. João, no Porto, mas não resistiu aos ferimentos.

Pouco depois deste acidente, um outro, em Moure, concelho de Vila Verde, vitimaria um jovem, de 17 anos. O sinistro aconteceu na EN201 com uma viatura onde seguiam três jovens. O carro despistou-se e foi embater num muro que ruiu, ficando o ligeiro sobre um monte de pedras. Pedro Murça, residente em Oleiros (Vila Verde), era o único que viajava sem cinto de segurança e teve morte imediata. Os restantes foram transportados em estado grave para o hospital.

No Sul do País, em Olhão, uma pessoa ficou ferida com gravidade na sequência de um despiste devido ao rebentamento de um pneu na Estrada Nacional 398, que liga à Via do Infante. Fonte DN por Alfredo Teixeira

0 comentários: