Vila Verde: Festa de Santo António “de todos e para todos”


Estão ‘aí à porta’ as Festas Concelhias de Vila Verde que prometem cinco dias de muita animação no centro da vila.
As festas exibem as mais puras tradições populares, usos e costumes, numa verdadeira aposta no mundo rural, em todas as suas dinâmicas.

A participação da maioria das associações culturais, recreativas e desportivas do município vilaverdense, assim como de todos os ranchos/grupos folclóricos da área geográfica do concelho, e das crianças e jovens de todos os estabelecimentos escolares dos diversos níveis de ensino, tornam as festividades um evento concelhio de todos e para todos.
Cerca de 10 mil crianças e jovens das 58 freguesias dão um colorido especial à festa dedicada a Santo António, que arranca quarta-feira e se prolonga até ao dia 14 de Junho.

Estima-se que as últimas edições das das festas concelhias tenham contado com a presença de mais de 100 mil pessoas na Praça de Santo António, avança a organização do evento, a cargo da Câmara Municipal de Vila Verde e empresa municipal Proviver, que contam ainda com o apoio do comércio local.

Para além da Praça de Santo António, as festas desenvolvem-se na área periférica. Na Praça da República os visitantes poderão encontrar as tasquinhas e a venda ambulante, no Campo da Feira o parque de diversões, na praça de Lohmar as bandas filarmónicas e na Praça do Município a exposição de carros antigos.
As corridas de cavalos, os torneios e os jogos populares completam o evento.

Música, folclore, rusgas e fogueiras não vão faltar

Os artistas convidados para actuar no palco montado no centro da vila prometem trazer milhares de visitantes, com destaque para os jovens, que não foram esquecidos pela organização do evento.
Mickael Carreira e os Buraka Som Sistema são os cabeças de cartaz do evento, que prome te fazer furor entre os populares.

O cantor romântico actua na próxima sexta-feira, a partir das 22.30, sendo que os Buraka sobem ao palco no domingo, dia 14, também à mesma hora.
As Bandas IN e Sinal dão ‘show’ no primeiro dia de festa, a par do projecto jo-vem intitulado ‘RAVE’, a partir das 00.30 horas.

O espectáculo musical Nádia e Sameiro actuam quinta-feira, a partir das 18.30 horas na Praça 5 de Outubro, seguem-se as rusgas de Santo António e os cantares ao desafio, que também prometem momentos bem animados na noite do Corpo de Deus, dia de feriado, a partir das 22 horas.

A organização das rusgas está a cargo da Associação Etnográfica de Vila Verde.
O certame conta ainda com o tradicional Festival Folclórico Luso-Espanhol e concelhio, as fogueiras e as marchas de Santo António.
As noites serão abrilhantadas com o fogo de artifício.

Majestosa procissão atrai milhares de fiéis

A procissão em honra de Santo António, na tarde do próximo domingo (dia 14) é um momento marcante da festa religiosa, a par das manifestações pagãs.
As 58 freguesias, com centenas de figurados e dezenas de andores representam um dos mais imponentes quadros religiosos das romarias minhotas.
Na procissão participam a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, a Banda Musical de Vila Verde e a Banda de Aboim da Nóbrega.

Em dia de feriado concelhio, a missa solene está agendada para as 11 horas na Capela de Santo António.
Para as 20.30 horas está prevista nova manifestação religiosa, desta feita na Igreja de Vila Verde.
A eucaristia será acompanhada pelos sete grupos participantes no Festival Folclórico de Vila Verde, que é organizado há 50 anos pelo Grupo Folclórico de Vila Verde, que festeja nesta altura 51 anos de existência. Fonte Correio do Minho por Vera Baptista Martins

0 comentários: