A Rede de Alta Velocidade (RAVE) garantiu hoje que "foi trocada informação" com todas as autarquias abrangidas, incluindo Ponte de Lima, para a elaboração do estudo prévio do traçado da linha Braga-Valença do TGV.
"Para o troço da linha de alta velocidade entre Braga e Valença, foi trocada informação com todas as autarquias abrangidas, incluindo a de Ponte de Lima, para verificação de eventuais constrangimentos aos traçados em estudo", sustenta, em comunicado, a RAVE.
A RAVE respondia, assim, à moção aprovada, terça-feira, pela Câmara de Ponte de Lima, onde a autarquia manifestava "total oposição" aos corredores definidos para a passagem no concelho do TGV, que diz terem sido escolhidos "à revelia" dos representantes autárquicos locais.
No comunicado, a RAVE acrescenta que o troço Braga-Valença se encontra em processo de avaliação de impacte ambiental, que incluirá uma fase de consulta pública "durante a qual os interessados podem pronunciar-se sobre as opções em avaliação".
"Apenas com a emissão da Declaração de Impacte Ambiental favorável haverá uma decisão quando à alternativa a adoptar, pelo que o traçado da Alta Velocidade não se encontra aprovado", sustenta o documento.
A RAVE adianta que, para cada ligação de alta velocidade, estuda várias alternativas de traçado, através de um estudo prévio e do respectivo estudo de impacte ambiental, elaborados na sequência de um concurso público internacional.
"O desenvolvimento dos estudos segue a metodologia de identificar cuidadosamente todas as condicionantes existentes através de um levantamento exaustivo do território, que inclui a recolha de informação junto das autarquias atravessadas pelas alternativas em estudo, para avaliação de eventuais incompatibilidades", assegura o texto da empresa.
No caso do troço Braga-Valença, a RAVE, após a conclusão dos estudos prévios, garante que promoveu reuniões com as autarquias abrangidas, designadamente Vila Nova de Cerveira, Vila Verde, Braga, Paredes de Coura e Valença.
"No caso da Câmara Municipal de Ponte de Lima, a reunião solicitada por carta de 2 de Julho, em que se solicitava também a disponibilização de elementos, não veio a concretizar-se por dificuldades de agenda", esclarece.
O torço Braga-Valença integra a ligação entre Porto e Vigo, cuja conclusão está anunciada para 2013.
A Comissão Europeia já aprovou um financiamento de 244 milhões de euros para o troço entre Ponte de Lima e Vigo. Fonte RTP
0 comentários:
Enviar um comentário