O Centro de Computação Gráfica da Universidade do Minho é pioneiro em Portugal na aplicação de realidade virtual para a simulação de vida artificial e no processamento de imagem em telemedicina.
O responsável do Centro Eduardo Pinto, sublinhou que o organismo é também pioneiro, em Portugal, em soluções estado-da-arte, tais como o registo de herança cultural através de sistemas multimédia e realidade virtual, ou o desenvolvimento de ferramentas inteligentes para a modelação tridimensional de componentes para as indústrias do calçado e dos moldes.
O Centro, cujas novas instalações serão inauguradas no próximo sábado em Guimarães pelo Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, está integrado na INI-GraphicsNet, uma rede mundial de institutos de desenvolvimento tecnológico.
Dentre os vários projectos de vanguarda já realizados pelo Centro, destaca-se o Oceanário Virtual desenvolvido para o Parque Expo 98, projecto pioneiro para simular a vida animal sub-aquática em ambiente de computador. Fonte Antena Minho
0 comentários:
Enviar um comentário