O ministro da Agricultura, Jaime Silva, visitou, esta quarta-feira, duas unidades de exploração e comercialização de kiwi, no concelho de Guimarães. O governante fez questão de vincar que a produção e comercialização deste fruto representa uma "fileira importante, apesar de jovem".
"Este é um bom exemplo. Uma unidade nova, com 20 anos, mas moderna e atenta ao marketing e à tecnologia. É isso que queremos fazer em todas as fileiras da economia nacional", disse Jaime Silva.
Os empresários quiseram dar a conhecer ao ministro um Plano Estratégico para a Fileira do Kiwi, que engloba unidades de Guimarães, Felgueiras e outros concelhos vizinhos. Jaime Silva enalteceu a parceria e a aposta na "diferenciação pela qualidade", condição essencial para a exportação. "O kiwi tem mais vitamina C do que a laranja. Este tipo de informação, que é dada em unidades como estas, ajuda o consumidor a escolher".
A fileira do kiwi é responsável por um valor de exportações assinalável. Os empresários do sector querem triplicar a produção anual do fruto de 10 para 30 milhões de euros e ver o plano inserido nos Planos de Desenvolvimento Agrícola Regional.
Guimarães, Amares, Vila Verde, Braga, Famalicão e Felgueiras são os maiores produtores de kiwi da região e a maior parte da produção destina-se à exportação, com Espanha na linha da frente. De resto, uma das unidades visitadas pelo ministro criou mesmo uma marca própria com "sonoridade espanholada" - Del Miño - porque o país vizinho é estratégico em termos de exportação. Fonte JN por Joaquim Forte
0 comentários:
Enviar um comentário