Minho: "Operação sucateiras" fiscalizou quinze



A operação “Sucateiras 2008” levou o Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) do Grupo Territorial (GTER) de Braga da GNR a 15 sucatas e centros de desmantelamento de viaturas do distrito.
A operação, que decorreu a semana passada em todo o país, culminou, no distrito de Braga, com a instauração de uma dezena de autos de contra-ordenação, revelou fonte do SEPNA ao “Correio do Minho”.
Falta de licenciamento por parte de operadores de abate de veículos em fim de vida e incumprimento na gestão de resíduos são as infracções mais detectadas.
As contra-ordenações levantadas ascendem a mais de 164 mil euros em coimas, contabilizando o montante mínimo.
Os locais fiscalizados já estavam referenciados pelo SEPNA do GTER de Braga da GNR.


Braga, Vila Verde, Guimarães, Póvoa de Lanhoso e Barcelos foram os concelhos mais visados pela operação “Sucateiras 2008”, mas foram fiscalizados também outros concelhos.
A receptação de materiais ferrosos e não ferrosos furtados que depois são vendidos nas fundições é um dos crimes que está na mira do SEPNA e da investigação criminal.
O abate e desmantelamento de veículos em fim de vida - vulgo sucatas - é um sector em que já há bons exemplos no distrito. É o caso de um centro existente em Urgeses, concelho de Guimarães, apontou a fonte do SEPNA, entidade que vai continuar atenta e a acompanhar as situações.
E se há unidades que cumprem os requisitos mínimos e até têm pendentes os projectos de licenciamento, outras há que não têm qualquer hipótese de virem a ser licenciadas. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: