Vila Verde: Selecções Vilaverdenses ganham todas as provas em Torneio Internacional


As equipas vilaverdenses fizeram o pleno numa prova disputada no âmbito de um protocolo de geminação existente entre aquele município francês e Vila Verde. Marcaram presença equipas da Região da Normandia, de clubes com projecção nacional em França.

A comitiva vilaverdense integrava 48 elementos, entre atletas e treinadores/monitores. O torneio decorreu no fim-de-semana alargado da Páscoa, tendo a comitiva realizado um programa desportivo, cultural, recreativo e social muito extenso, entre os dias 20 e 26 de Março.

Esta presença na competição insere-se no âmbito do protocolo de geminação existente, desde 1989, entre o Município de Vila Verde e a localidade francesa de Petit-Couronne, e no seguimento de convite formulado por esta edilidade para participação no tradicional torneio internacional de futebol “Eric Van Risseghem”.
O torneio contou com participação de duas dezenas de equipas com atletas pertencentes aos escalões a seguir designados: 1992-1993 (idades compreendidas entre 15 e 16 anos) e 1994-1995 (idades compreendidas entre 13 e 14 anos).

Os atletas foram recrutados de todos os clubes com equipas de formação no concelho de Vila Verde nos escalões referenciados: Vilaverdense FC, Grupo Desportivo de Prado, Associação da Vila, Pico de Regalados, Turiz, Lage, Oleiros, Cabanelas, Estrelas da Noite e Lanhas. Serão acompanhados por três treinadores e uma fisioterapeuta, assim como dos representantes dos respectivos clubes. Da parte do Município de Vila Verde, a representação ficou a cargo do Dr. Henrique Barroso.
«Estas deslocações revestem-se de grande interesse cultural e de sensibilização para os valores de amizade e reforço dos laços que unem os dois povos geminados», realça o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Eng. José Manuel Fernandes.

Para além da vertente desportiva, o programa da comitiva vilaverdense por França contemplou a participação em diversas actividades culturais, recreativas e sociais.
O contacto com os organismos locais, a realidade cultural, arquitectónica, paisagística e social fizeram parte desta deslocação.
A participação em actividades da comunidade emigrante portuguesa radicada naquela zona da França foi outra vertente relevante da deslocação. Fonte Site C.M. Vila Verde

0 comentários: