Minho: Oleões começam em Braga e Vila Verde



O projecto "Óleo valor+", uma iniciativa da Braval - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA - que pretende recolher e valorizar os óleos domésticos, avança para o terreno no início do próximo ano, em Braga e em Vila Verde.
Os equipamentos e a cons-trução da unidade foram adjudicados o mês passado, avança o administrador da Braval, Pedro Machado, que espera tratar, até 2010, um milhão e 500 mil litros de óleo.

Trata-se de um projecto transversal que obrigou a três concursos: um para a construção da unidade de transformação do óleo em biodiesel e os outros dois para aquisição dos contentores e das viaturas, res-pectivamente.
Pedro Machado lembra que o "Óleo valor+" é um "projecto sui generis" por conjugar a vertente ambiental - já que retira um resíduo poluente do sistema das águas residuais - e o aproveitamento do bio-diesel.
Além disso, a Braval vai a casa das pessoas buscar o óleo.

As pessoas interessadas vão receber um oleão e deverão contactar a Braval quando ele estiver cheio para a empresa efectuar a recolha.
O projecto começa a ser implementado no concelho de Braga (nas freguesias de S. Vítor e de Lamaçães) e na área urbana de Vila Verde.
O bio-diesel resultante do tratamento dos óleos domésticos será utilizado nas viaturas da Braval, que recolhem os resíduos dos ecopontos, e, progressivamente, nas viaturas municipais dos seis concelhos abrangidos pela sistema de valorização. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

2 comentários:

Anónimo disse...

acho que é muito bo reciclar os óleos alimentares ,dá para fazer biodisel e sabão.

Anónimo disse...

no comentario acima não é dá para...é dão para