Vila Verde: EPATV entregou diplomas



A entrega de diplomas aos 108 pimeiros adultos certificados marcou ontem a inauguração do Centro Novas Oportunidades (CNO) da Escola Profissional Amar Terra Verde.
O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, que presidiu à inauguração e à entrega dos diplomas, em Vila Verde, anunciou que, em breve, estará criado um regime especial para quem não completou o nível secundário.
Valter Lemos explicou que haverá mecanismos de flexibilidade para as pessoas concluírem o que deixaram a meio.

O governante afirmou que só metade dos jovens completa o ensino secundário.
Mas há mais trabalho a fazer. Valter Lemos diz que há mais de três milhões e meio de portugueses activos para qualificar ao nível do secundário.
Os cursos profissionais de nível II - que conferem habilitações profissionais e, ao mesmo tempo, certificação escolar (como os que disponibiliza a Escola Profissional Amar Terra Verde) são também uma aposta para qualificar os jovens, apontou o secretário de Estado, sublinhando que “há espaço para este trabalho”.
Outra aposta é substituir todo o Ensino Recorrente por cursos de educação e formação de adultos, nomeadamente em regime noctuno, sendo objectivo criá-los em todas as escolas.

“Não pensem que a formação acaba aqui”

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, considerou ontem o Programa Novas Oportunidades “é provavelmente o mais importante que o país pôs em marcha depois do 25 de Abril”.
Na entrega dos diplomas ao 108 primeiros adultos certificados pelo CNO da Escola Profissional Amar Terra Verde, o governante elogiou a “nobreza de carácter” dos diplomados que tiveram coragem de seguir o caminho da qualificação, mostrando-se consciente do “esforço” feito.
Valter Lemos reconheceu que “quando é dada uma nova oportunidade, a maioria sabe aproveitar”

O secretário de Estado apelou à qualificação de todos, realçando: “não podemos dar-nos ao luxo de dispensar ninguém”.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes incitou todos os que ontem receberam diploma no quadro da revalidação e certificação de competências a prosseguirem a formação.
“Não pensem que a formação acaba aqui” realçou o autarca vilaverdense, apontando que “é importante aumentarem os conhecimentos” numa sociedade cada vez mais competitiva.

José Manuel Fernandes congratulou-se pela aposta feita, há já vários anos, pelas três Câmaras Municipais do Vale do Homem (Vila Verde, Terras de Bouro e Amares) na criação da Escola Profissional Amar Terra Verde.
Falou de uma escola de sucesso que se mede não só pela inexistência de vagas nos cursos da EPATV, mas também pela elevada taxa de empregabilidade.
O director da EPATV, João Luís Nogueira, apontou que além dos 108 adultos que ontem receberam o seu diploma, há mais 160 em processo de reconhecimento. Neste contexto, tudo aponta para a concretização do objectivo de certificar, este ano, 250 adultos.
A ambição do CNO da EPATV passa agora por reconhecer e revalidar competências profissionais. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: