Vila Verde: Bienal obtem record absoluto de artistas participantes


Ana Oliveira - Mudanças I - Acrilico s tela


O Secretário de Estado da Cultura, presidiu à abertura Oficial da V Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde.

A edição de 2007 atinge o recorde absoluto de 98 artistas participantes, de diversos pontos dos País, PALOPs, Espanha e resto da Europa. A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Verde, através do pelouro da Educação e Cultura, promovida pela PROVIVER-EM, com a colaboração da Delegação de Braga do IPJ e da Associação DŽArte. «Os jovens artistas têm aqui um palco para se afirmarem no mundo das artes», destaca o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.
Entre 29 de Junho e 15 de Julho terão um palco para exibir as obras criadas. Em 2007, o evento apresenta-se em novo formato, com destaque para a mudança do local, a introdução da figura do Comissário da Bienal, a criação de animação paralela e o surgimento do apoio oficial da Fundação Calouste Gulbenkian. Para além da exposição das peças aceites e premiadas no concurso, a Bienal de 2007 contará com uma exposição paralela do Comissário da Bienal, o artista plástico Mário Silva.
Aliás, esta outra das novidades do evento, o facto de passar a constar na sua organização com a figura de um Comissário/Mandatário. Em paralelo, é introduzida uma outra dinâmica em torno do evento. A existência de espaços de animação, onde será possível ouvir música, assistir a um filme e/ou reportagem, apresentação de peças de teatro e outras oficinas de arte, tomar um café e participar numa Tertúlia ou Seminário.
A Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde vai passar ainda a contar com um reforço na rede mundial de comunicação. O site da bienal, criado na edição de 2005, terá uma nova dinâmica. Permitirá a divulgação do evento e de todas as actividades a ele associadas, mesmo durante o período que vai mediar a realização das próximas edições da Bienal. O Site terá, ainda, um espaço para criação de galerias virtuais sobre obras expostas ao longo da realização das diversas Bienais. Em simultâneo, serão desenvolvidas actividades de promoção/divulgação da Bienal em anos em que esta não se realiza. Refira-se que o orçamento da 5ª Bienal Internacional de Arte Jovem de Vila Verde ronda os 47 mil euros. Fonte Jornal Regional

0 comentários: