Vila Verde: Salvos de morte no rio



Dois rapazes estudantes de Vila Verde estavam a afogar-se no rio Homem, em Sabariz, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga. Foram salvos por dois jovens de etnia cigana e tiveram de receber respiração boca a boca para se manterem vivos até à chegada da assistência médica.

A população local mostra-se sensibilizada com o acto heróico, ainda para mais tratando-se de “pessoas desconhecidas” e que estavam “de passagem” pela praia fluvial da Malheira.

Foi uma questão de instinto. Vimos os rapazes com problemas e só pensámos em salvá-los”, disse ao CM Nuno Monteiro. Nuno e o primo José do Rosário salvaram os dois jovens da morte ao final da tarde de terça-feira, tal como noticiou ontem o CM.

Jaime Silva e Tiago Araújo, de 15 e 16 anos, saíram das aulas na Escola Profissional Amar Terra Verde por volta das 16h30 e foram refrescar-se até no rio Homem, numa zona que antecede a pesqueira da praia fluvial.

Apesar de se tratar de uma zona de águas calmas, nesta altura do ano verifica- -se ainda um intenso caudal, facto que terá surpreendido os jovens estudantes que ficaram sem força ao nadarem contra a forte corrente.

Os dois homens de etnia cigana – residentes no Alentejo, mas a trabalharem na zona da Galiza e norte de Portugal, em antiguidades de pedra – atiraram-se à água enquanto o proprietário do bar da Malheira, António Gama, alertou os bombeiros.

Os rapazes já vinham mortos”, lembra Nuno Monteiro, que teve de fazer respiração boca a boca para reanimar os estudantes. Agora, espera “voltar a ver os rapazes sãos e salvos” para “poder ficar sossegado, depois de toda aquela luta e azáfama contra a morte”.

Nuno Monteiro desvaloriza o heroísmo, frisando que “salvar ou ajudar uma pessoa em dificuldades é uma questão de humanismo”. Mas em Sabariz a população mostra-se profundamente sensibilizada.

Dizem sempre mal dos ciganos, mas, se não fossem eles, os estudantes tinham morrido na água”, observou José Manuel Matos, que sublinhou a coragem dos jovens de etnia cigana, em contraponto com “outros estudantes que estavam na zona e que não se aventuraram a ir à água”.

PORMENORES

ELECTRICISTAS

Jaime Silva e Tiago Araújo estudam no 8.º ano do curso de electricistas de instalações, na Escola Profissional Amar Terra Verde, sediada em Vila Verde. Residem nas freguesias de Carreiras e Barbudo daquele concelho do distrito de Braga.

REANIMAÇÃO

Depois de terem recebido respiração boca a boca os dois estudantes continuaram a ser reanimados pela equipa do INEM, que se deslocou ao local. Foram então transportados ao Hospital de S. Marcos pelos Bombeiros Voluntários de Vila Verde.

PRAIA FLUVIAL

A zona da Malheira é considerada uma das melhores praias fluviais da região. É procurada por milhares de pessoas durante o período de Verão. Foi a primeira vez que ocorreu um caso de afogamento devido à corrente naquele local. Fonte Correio da Manhã por Mário Fernandes

1 comentários:

Anónimo disse...

Bravo a ces messieurs , le courrage n'as pas de couleur de peau ou de race , voilà ce que je voulais dire .