Terras de Bouro: Câmara propõe passeio por lugares caminhados por Miguel Torga


"Nas Terras de Bouro (...) podemos calcorrear a geira romana, colher o granizo cálido das árvores, cobrir a nudez do sol numa quelha de Pé de Cabril
(in “Diário” de Miguel Torga)

Miguel Torga gostava de calcorrear a serra até aos seus píncaros para aí escrever os seus poemas. A Câmara Municipal de Terras de Bouro propõe, para 9 de Junho, uma marcha no Gerês para trilhar o caminho tantas vezes percorrido pelo poeta que, durante cerca de 50 anos, passou férias em Terras de Bouro.
A marcha torguiana é uma de várias iniciativas que o município preparou para assinalar o centenário do nascimento de Miguel Torga.

Miguel Torga “foi embaixador do Gerês, das suas termas. Terras de Bouro está-lhe grato” afirmou o che-fe de gabinete do presidente da autarquia local, Manuel Pereira, ontem, na apresentação do programa comemorativo.
No dia que marca o nascimento do poeta - 12 de Agosto - será descerrada, no miradouro da Pedra Bela, uma lápide com o poema “Pátria”.
A reedição da obra “Trilhos pedestres na senda de Miguel Torga; uma tertúlia; um concerto e o VII Encontro Nacional de Poetas marcam o programa comemorativo até Setembro. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

0 comentários: