Dar a conhecer a oferta formativa das escolas secundárias e profissionais foi o objectivo da Feira das Profissões da EB 2/3 de Vila Verde.
Dar a conhecer aos alunos do 9º ano de escolaridade diversas profissões e a oferta formativa das escolas secundárias e profissionais foi o objectivo da Feira das Profissões da Escola EB 2 e 3 de Vila Verde. A actividade, que teve lugar no passado dia 10 de Maio, possibilitou aos alunos o esclarecimento de dúvidas e o contacto com profissionais de áreas distintas.A Feira das Profissões, que foi organizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da escola, ou seja, pela psicóloga do estabelecimento de ensino, Ana Leite, e por duas estagiárias de psicologia da Universidade do Minho, teve como objectivo informar os alunos sobre as possibilidades que existem após o 9º ano.O evento contou com a participação de vários profissionais que procuraram esclarecer os alunos interessados na área.
A maioria das profissões esteve representada na Feira e alguns profissionais fizeram acompanhar-se de instrumentos para explicar aos estudantes o que fazem no dia-a-dia.A feira teve também a presença de algumas escolas secundárias e profissionais, que apresentaram os cursos existentes e informaram os alunos sobre as saídas de cada área. Em paralelo, esteve ainda patente uma exposição de materiais realizada pelo 9ºA no espaço curricular de área-projecto, ministrado pelo professor João Graça.
A Feira das Profissões teve grande adesão por parte dos alunos, sendo que algumas áreas foram as mais apreciadas, ou seja, as mais procuradas para obter esclarecimentos. Os rapazes procuraram muito a carreira militar, mas as áreas de arquitectura, ensino e algumas actividades que exigem menos formação académica estiveram também entre as mais pretendidas.
Alguns alunos tinham uma lista de perguntas elaborada nas sessões de orientação com o SPO, enquanto outros optaram por questionar os profissionais sobre aquilo que mais os preocupa neste momento de decidir. O salário, o horário de trabalho, o curso que é necessário e as maiores dificuldades foram os aspectos mais questionados pelos jovens estudantes. Fonte Jornal Regional
0 comentários:
Enviar um comentário