Valdreu: Inspecção do Trabalho pára obras ponte onde morreram 2homens


A Inspecção do Trabalho ordenou hoje a suspensão das obras de construção da ponte de Pesqueiras, sobre o rio Homem, na sequência da morte de dois operários, disse à Lusa fonte do organismo.
A nova ponte, que ligará os concelhos de Vila Verde e Terras de Bouro, integra a Via Intermunicipal Homem-Lima.A suspensão foi decidida após a morte, quarta- feira, de dois operários, João Luís Pereira, de 25 anos, e Simão Augusto Leal, de 20 anos, que trabalhavam para uma empresa subcontratada de Marco de Canaveses.

Os dois funcionários caíram de uma estrutura ao leito do rio, que dista mais de 30 metros, quando montavam uma estrutura metálica de suporte da cofragem para a construção do tabuleiro principal da ponte.Segundo a fonte, a obra fica parada para que o IDICT - Inspecção e Desenvolvimento das Condições de Trabalho conclua o inquérito em curso sobre as condições de segurança em que está a ser realizada.Os trabalhos só deverão ser retomados "em meados da próxima semana", quando estiver concluído o relatório preliminar que os peritos vão elaborar.

A fonte sublinhou que o recomeço dos trabalhos só será possível quando as empresas Alberto Couto Alves e Sá Machado - responsáveis pela empreitada - apontarem um plano com medidas que assegurem a eliminação de eventuais perigos graves ou iminentes.A Inspecção de Trabalho fizera uma visita à obra em 2006, mas fonte da empresa Sá Machado de Braga já garantiu que "todas as normas de segurança estavam a ser respeitadas, como é regra na firma há muitos anos". Fonte Site Mais Actual

0 comentários: