O mês de Dezembro voltou a ser favorável ao nível do desemprego, com uma redução em relação ao mês de Novembro, segundo dados do boletim estatístico de emprego/desemprego fornecido pelo Governo Civil de Braga. Esta diminuição vem-se verificando há dez meses consecutivos. Ainda no último mês do ano registou-se uma ligeira melhoria nas ofertas de emprego. No entanto, o concelho de Guimarães com 12129 desempregos lidera a lista de pessoas sem emprego no distrito, praticamente o mesmo número em relação ao ano passado.
O Governo Civil aproveita também para fazer uma análise do ano que acabou. Assim, em 2006 houve uma melhoria de 6% ao nível do desemprego, baixando de cerca de 50 pessoas para perto de 48 mil. Esta descida verifica-se praticamente em todos os itens procura do primeiro emprego; procura de novo emprego; desempregados abaixo dos 25 anos de idade; desempregados acima dos 25 anos de idade; desempregados há mais de 12 meses; desempregados do sexo masculino; desempregados do sexo feminino. O único índice que subiu foi o de desempregado há menos de 12 meses com mais 2%. "Quanto aos desempregados com formação superior, verifica-se um aumento percentual em relação ao ano anterior, mas os níveis absolutos são claramente baixos em relação aos desempregados com baixos níveis de escolaridade", refere ainda o relatório.
Todos os concelhos do distrito, com excepção de Amares, mais 1% e Guimarães (0%) viram descer os níveis de desemprego. As maiores descidas registaram-se na Póvoa de Lanhoso (menos 14%), seguida de Famalicão, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Fafe e Celorico. Em termos de ofertas de emprego, o ano de 2006 atingiu as 13.656, superiores às do ano anterior. As colocações ficaram nos 4.302, "o que é francamente baixo, esperando-se que cresçam significativamente em 2007". Fonte Mais Actual
0 comentários:
Enviar um comentário