Atiães: Marco miliário aponta Via XIX



A descoberta de um marco miliário, recentemente, na freguesia de Atiães, em Vila Verde veio reforçar a tese sobre o verdadeiro traçado da Via Romana XIX, uma das principais rotas da Era Romana que ligava Bracara Augusta (Braga) a Lucus Augusti (Lugo, na Galiza). O achado veio dar novas pistas aos arqueólogos, historiadores e outros investigadores que estão, nesta altura, envolvidos no projecto de descoberta das "Vias Atlânticas".

O levantamento e o estudo do traçado romano, que atravessa todo o concelho de Vila Verde de sul a norte, estão praticamente concluídos, estando já em fase de limpeza, para posteriormente se avançar para a sinalização de todo o percurso. A descoberta do marco miliário veio reforçar as ideias defendidas pelo docente e historiador da Universidade do Minho Armandino Cunha, divergente da anterior proposta de um outro historiador, António Colmenero, que chegou a apontar um traçado da antiga via romana XIX.

A proposta de Armandino Cunha, que serve de base ao projecto que está em curso, está de acordo com a de Colmenero, até "à capelinha dedicada a S. Sebastião", na freguesia de Atiães. "A partir desse ponto, quanto a nós, a antiga via subia lentamente até à mata de S. Jerónimo". Em traços gerais, a antiga via passaria pelas freguesias localizadas a oeste da actual estrada nacional 201, pelas freguesias de Prado, Oleiros, Atiães e Freiriz, onde atravessaria para Marrancos, Goães e Rio Mau, prosseguindo pelo concelho de Ponte de Lima rumo à Galiza. Fonte JN por PAP

0 comentários: