Vila Verde: Santa Casa lança diversos projectos




O reforço da acção nas áreas da terceira idade e infância vão canalizar a maior fatia do investimento da Misericórdia de Vila Verde para o próximo ano que prevê investir cerca de 887 mil euros. Em termos orçamentais, o documento prevê um total de receitas/despesas na ordem dos 16 milhões de euros. Segundo o provedor da Misericórdia, há vários projectos agendados para 2007 "iniciamos, recentemente, uma formação para o quadro de dirigentes para implementação do sistema de qualidade".

A unidade de saúde vai estabelecer um protocolo com um fabricante de equipamentos hospitalares para que estes sejam renovados de dois em dois anos "vão entrar novos equipamentos, o último grito, em Imagiologia, para a Ecografia e para a Oftalmologia". Em termos de acção social, estão programadas a ampliação do lar e o começo das obras em Prado.

"Temos apoio ao domicílio com 37 idosos, dez a fazer centro de dia e temos cerca de 100 internos e estamos constantemente a renovar as instalações, estando previsto abrir uma sala de estar muito bem equipada". Segundo Bento Morais há uma lista de espera muito grande e "todos os dias há gente a bater à porta para serem acolhidos".

Por isso, em Prado poderá avançar a construção de uma unidade de apoio a idosos. Para os deficientes, a Misericórdia tem um lar com 16 utentes profundos, "com actividades ocupacionais, onde temos gente com formação para ocupar os seus tempos e os faça sentir gente".

Em 2004 a Segurança Social detectou algumas anomalias ao nível do apoio à infância. A Misericórdia ampliou as instalações e renovou o infantário antigo. "Em sete semanas, fizemos um pequeno milagre de renovar o infantário todo, a tal ponto que é a própria Segurança Social que o dá como modelo a outras instituições". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: