Vila Verde: “Obrigado” aos emigrantes de Mineola e Washington



Vila Verde agradeceu as doações dos emigrantes radicados em Mineola e Washington. Os 54.490,58 euros oferecidos apoiaram a aquisição de uma viatura ligeira de combate a incêndios (VLCI).

"Em nome dos vilaverdenses, quero manifestar a nossa enorme gratidão e reconhecimento pelo que fizeram”. Foi em tom emocionado que o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes, se dirigiu na Cerimónia de Apresentação e Bênção de mais uma viatura ligeira de combate a incêndios (VLCI) dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, fruto das doações da comunidade vilaverdense emigrada em Mineola e Washington, Estados Unidos da América. Perante alguns dos emigrantes directamente envolvidos e integrados numa comitiva liderada pelo Mayor de Mineola, Jack Martins, o edil de Vila Verde sustentou que “esta é a prova de que a alma portuguesa é muito grande, que somos um grande povo”.

Largas dezenas de pessoas ouviram as palavras do autarca, já na fase final da Cerimónia de Apresentação e bênção da nova viatura dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde. Uma nova viatura que só foi possível adquirir graças ao envolvimento da comunidade emigrante radicada nos Estados Unidos da América. Em pouco tempo, organizaram um jantar de angariação de fundos, no qual viria a participar o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e uma comitiva alargada dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde. Trouxeram, no regresso, 54.490,58 euros, verba que ajudou na aquisição de mais uma viatura para reforço dos meios da Protecção Civil Municipal de Vila Verde, através da acção dos bombeiros. “Houve gente de outros concelhos a colaborar”, disse o presidente da Câmara Municipal, aquando da cerimónia. “Esta é a grandeza da alma portuguesa, a solidariedade que se pratica”, acrescentou.

Dirigindo-se à direcção dos Bombeiros, José Manuel Fernandes voltou a manifestar o apoio do município, “dentro das suas possibilidades”, para a concretização de novos projectos. Uma manifestação que caiu bem junto dos homens que lideram a Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Verde, que tencionam ampliar as instalações do actual quartel, de forma a abrigar mais viaturas (parque de viaturas ascendeu para 27). A construção de um hangar-museu, na retaguarda das actuais instalações, e de um ringue de futsal estão também entre os projectos ambicionados pela direcção dos bombeiros. “Temos ajudado e continuaremos a fazê-lo, pois é nossa obrigação ajudar aqueles que também ajudam a proteger a nossa população”, salientou o autarca vilaverdense.

As palavras foram proferidas perante o Mayor de Mineola/EUA, Jack Martins, que tinha sido recebido nos Paços do Concelho de Vila Verde, na passada quinta-feira, no âmbito de uma deslocação oficial ao município de uma comitiva da comunidade portuguesa radicada naquele Estado Norte-Americano. “Vou regressar a Mineola e dizer aos vossos compatriotas ali radicados que estão mais protegidos e que os seus bombeiros passam a contar com melhores condições para vos proteger a sua terra e a sua gente”, afirmou o Mayor. E concluiu: “quero regressar o mais rápido possível para comemorar mais uma conquista como esta”.

Jack Martins e elementos da comunidade portuguesa organizadora de uma campanha de angariação de fundos a favor dos bombeiros de Vila Verde marcaram presença, na companhia do presidente da Câmara, da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, do Comando do Corpo Activo e de outros representantes de organismos locais. A apresentação e bênção da viatura oferecida pela comunidade de portugueses em Mineola foram momentos altos das comemorações. Em causa está um veículo que custou 48.300 euros e que vem reforçar a frota da corporação. Porém, as cerimónias evocativas da Imaculada Conceição iniciaram-se no dia 8, com a celebração de uma eucaristia em honra dos bombeiros e dirigentes já falecidos, seguida de romagem ao cemitério.

Sábado, realizou-se um jantar comemorativo, com a participação do comando, corpo activo e direcção. O desfile da fanfarra, corpo activo e viaturas da corporação, no final da bênção da nova viatura, encerrou as comemorações. “Fizeram solidariedade activa e nós estamos-lhes eternamente gratos”, referiu Carlos Braga, presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Vila Verde. Fonte Correio do Minho

0 comentários: