Minho: Campanha ajuda idosos a comprar medicação



A Cáritas Diocesana de Braga já conseguiu vender mais de 35 mil velas, no âmbito da campanha Dez Milhões de Estrelas- Um gesto pela Paz. Este ano, grande parte do valor arrecadado com as vendas, será usado para comprar medicamentos e material médico-hospitalar, destinado aos idosos, que são quem mais recorre à ajuda da instituição.

Pelo quarto ano consecutivo, o terceiro em Braga, a acção de solidariedade culminará com um apelo a todo o País para que as velas sejam acesas às janelas, na noite de consoada. Uma corrente de luz que pretende ajudar o mundo e a população de cada delegação da Cáritas onde a campanha se desenvolve. A presente edição usará 30% das receitas para ajudar um projecto para a terceira idade em Fortaleza, no Brasil.

Localmente, a restante percentagem servirá para custear medicamentos, fraldas e equipamentos de apoio a quem tem dificuldades na mobilidade. "Por semana, recebemos uma média de 30 pessoas, a maior parte dos quais idosos que mal conseguem suportar as contas da farmácia", explica Eva Ferreira, da instituição de Braga. "As reformas são baixas como se sabe, e muitos deles estão sozinhos. Temos casos de custos na ordem dos 150 euros por mês em medicamentos", continua.

Durante estes dias, desde a manifestação pública que marcou o início da campanha, em Esporões, com animação e um cerimonial próprio, as velas passaram a estar à venda em várias paróquias da cidade, do distrito e numa tenda colocada na Avenida Central. "Também estão à venda em Fafe, Vila Verde, Guimarães…", exemplificou.

No ano passado, recorda Eva Ferreira, os fundos angariados foram usados para apoiar doentes oncológicos, mas, na primeira edição, o seu destino foi, precisamente, a criação de um banco de material médico-hospitalar, que está, actualmente, todo emprestado a utentes desfavorecidos do concelho.

"Todas as camas articuladas, muletas e cadeiras de rodas adquiridas na altura, estão a ser usadas. Por isso é importante adquirir mais equipamento com esse fim", revela. Pela paz no mundo, as velas devem ser, simbolicamente, postas a arder na janela, na noite do dia 24. Fonte JN por Denisa Sousa

0 comentários: