Coucieiro: Ponte de Rodas necessita de obras


A ponte românica de Rodas, em Caldelas, Amares, apresenta sinais evidentes de degradação na sua estrutura, com o tabuleiro com preocupantes fragilidades, sobretudo, ao nível dos muros de protecção lateral. Em pelo menos quatro pontos verificam-se falhas, uma delas resultante de encostos e embates na zona de entrada no sentido Caldelas/Coucieiro, motivados pela circulação de transportes pesados de mercadorias. Aliás, nessa mesma zona, uma das pedras de suporte da ponte já tombou e as restantes estão com inclinações preocupantes para a via.

Mas os problemas não se ficam por aqui a estrada é, na opinião dos automobilistas, "muito perigosa" já que tem uma faixa de rodagem muito estreita, a que se juntam curvas e contracurvas perigosas, agravadas na entrada daquela estrutura, feita em curva apertada, e que tem levado os pesados de mercadorias a terem dificuldade de entrada no tabuleiro da ponte, afectando a sua estrutura lateral. O mais curioso é que não se conhece o verdadeiro estado da ponte de Rodas, como reconhece fonte da direcção regional das Estradas de Portugal, ao afirmar que a estrutura "não terá sido alvo de peritagem de segurança na estrutura nos últimos tempos". A ponte de Rodas é uma travessia estratégica para uma área considerável do Vale do Homem já que serve de ligação entre Vila Verde e Amares, permitindo ainda uma ligação alternativa a Terras de Bouro.

O reforço, acompanhado de alargamento da ponte, chegou já a ser sugerido por várias entidades. Contudo, trata-se de um importante património histórico e a alternativa será reforçar a estrutura existente e limitar a passagem a veículos e cargas. O deputado do PSD eleito pelo círculo de Braga, Jorge Pereira, já chegou, inclusive, a entregar um requerimento alertando para a necessidade da construção de uma nova travessia a jusante da actual ponte. Fonte JN por PAP

0 comentários: