Vila Verde: Prevenir criminalidade com 'Escolhas' acertadas



O concelho de Vila Verde vai apresentar cinco candidaturas ao programa "Escolhas", uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social para a prevenção da criminalidade e inserção de crianças e jovens provenientes de contextos socio-económicos com acentuada vulnerabilidade. Aprovadas pelo Conselho Local de Acção Social, as candidaturas variam entre 150 e os 250 mil euros em cada um dos dois anos de implementação.

Os projectos, para apoio a crianças e jovens entre os seis e os 24 anos de idade, foram apresentados pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, Clube Fontainha (Vila de Prado), Cooperativa Aliança Artesanal, Associação Cultural e Musical de Vila Verde e Associação Comercial de Braga. Consoante a actividade de cada um dos organismos envolvidos, serão desenvolvidas actividades direccionadas para a formação/empreendedorismo, ocupação musical, ocupação de tempos livres, assim como a realização de diversos ateliers, a implementação de centros de estudos, entre outras.

"Queremos ajudar na prevenção da criminalidade e na inserção de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómico mais vulneráveis", começa por destacar o presidente da Câmara, que sublinha ainda que "a inserção social daquelas crianças e jovens é uma tarefa árdua, mas em que todos devem estar empenhados, desde as IPSS aos organismos públicos e privados, incluindo o cidadão comum. Passa por cada um de nós fazer, em cada dia que passa, um mundo melhor, mais solidário e mais igual para todos".

O programa "Escolhas" considera fundamental a abordagem da co-responsabilidade, com o envolvimento dos próprios destinatários, enquanto protagonistas, criando, entre os jovens, dinâmicas de inserção e de auto-regulação dos seus comportamentos". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: