Soutelo: Adere Minho distinguiu artesãos



A Adere-Minho entregou, ontem, na sua sede em Soutelo, Vila Verde, os prémios do concurso Inovarte 2006 e aproveitou para apresentar a edição de 2007 do mesmo concurso com algumas novidades. Apadrinhado pelo costureiro Tony Miranda, o concurso pretende mostrar "aos artesãos que a sua arte tem que ser premiada" como referiu a directora geral. O artesão Domingos Vilaça que concorreu com uma concha de Baptismo com vela em prata foi o vencedor da edição de 2006 e recebeu um fim-de-semana numa casa de turismo rural em Terras de Bouro. Idalina Martins foi a segunda classificada e ganhou um aspirador, cabendo o último prémio, uma caixa de ferramentas, a José Vilas Boas. José Antunes da Amararte com um candeeiro de ferro e José Vilas Boas com um carrinho de chá em ferro e chapa receberem menções honrosas.

Para o próximo ano, o Inovarte vai ter algumas alterações, "a começar desde logo pela introdução de um tema que será a igualdade de oportunidades, pois 2007 será o ano europeu sobre esta matéria", começa por revelar Teresa Costa, acrescentando que "pretendemos despertar nos artesãos o sentimento para esta temática, desafiando-os a elaborar peças representativas desta igualdade, segundo a sua sensibilidade".

Por outro lado, o concurso será alargado a nível nacional, podendo artesãos de outras regiões apresentar peças tendo em conta os materiais e técnicas tradicionais e/ou inovadoras. As inscrições estão já abertas e decorrem até ao dia 27 de Abril do próximo ano. No ano de 2005 participaram 18 artesãos com 20 peças de seis concelhos e no ano passado concorreram 22 pessoas que apresentaram 29 peças de oito concelhos.Fonte JN por PAP

0 comentários: