Lage: Alimentar os mais pobres



A Associação do Fomento Amarense (AFA) foi a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) do concelho de Amares escolhida para actuar num programa europeu de distribuição de alimentos a famílias carenciadas (Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados), que actua uma vez por ano, um pouco por toda a Europa, com o objectivo de combater assimetrias sociais.

Sendo que os destinatários são famílias e instituições de uma listagem fornecida pela Segurança Social, que definiu os critérios de elegibilidade, nesta primeira fase, a AFA desencadeou, já, o processo de distribuição às primeiras 12 valências das instituições sociais eleitas.

Lista da SS

A Segurança Social incluiu nessa listagem instituições de solidariedade social ligadas à terceira idade, como é o caso do Centro Social da Paróquia de Laje, em Vila Verde, que foi a primeira a deslocar-se à instituição do Estado para requerer alimentos.

Além daquela instituição, foram designadas uma instituição do concelho de Braga, no caso, o Centro Social da Paróquia de Adaúfe, e ainda do concelho de Amares, a Casa do Povo do Vale do Cavado, o Centro de Apoio a Idosos de Bouro, o Centro Social e Paroquial de Lago e a Santa Casa da Misericórdia de Amares, contemplando as suas diversas valências.

Numa segunda fase, em data a designar, a instituição procederá à distribuição pelas famílias eleitas pela listagem, sabendo- -se que os agregados comprovadamente carenciados, e que sofram de alguns factores de exclusão social, são prioritários.

De referir que os bens distribuídos por este programa social advêm dos Centros de Intervenção Europeia, organismos da União Europeia para o apoio à solidariedade social. Aqueles alimentos provêm de excedentes de matéria-prima que são doados para fins de solidariedade e que, depois, dão origem à produção destes produtos para uma distribuição a famílias carenciadas. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: