O estado de saúde de Fidel Castro está a preocupar os habitantes da pequena vila de Láncara, a Sudoeste de Lugo, na Galiza.
A terra viu nascer o pai do líder cubano, Angel Castro, e recebeu a visita de Fidel a 27 e 28 de Julho de 1992, durante a primeira estada num país ocidental.
Eladio Capón, presidente da autarquia do município de Lugo, admitiu que a situação do líder cubano deixou muitos dos habitantes da vila "um pouco preocupados", com o tema a dominar as conversas nos cafés e nas ruas.
Nascido em 1875, Angel María Bautista Castro Argis foi para Cuba como soldado, em 1895, tendo sido pago por um soldado para o substituir na convocatória.
Angel Castro permaneceu no país até ao fim da Guerra da Independência, regressando a Espanha com 33 anos. Volta a Cuba em 1906. Casa-se primeiro, em 1911, com María Argota Reyes, mas só vários anos depois é que conhece Lina Ruz, mãe dos seus sete filhos: Ângela, Ramón, Fidel, Raul, Juana, Emma e Agustina.
O pai do líder cubano morreu sem ver o filho na presidência, numa altura em que Fidel e o irmão Raul ainda estavam no México a preparar-se para o combate contra o governo do presidente Fulgencio Batista.
0 comentários:
Enviar um comentário