O Conselho Local de Acção Social (CLAS) do Município de Vila Verde emitiu um parecer favorável às candidaturas de alargamento da oferta de apoio aos idosos do Concelho, apresentadas pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e Centro Social- Paroquial da Lage, no âmbito da Rede Social do Concelho, apresentadas ao Programa de Alargamento da Rede de Apoio aos Idosos-PARES. Em reunião realizada esta manhã de sexta-feira (14 de Julho de 2006), os membros do CLAS apontaram, ainda, a necessidade da realização de relatórios e medidas tendentes à readaptação dos serviços de Actividades de Tempos Livres (ATL´s) às novas orientações emanadas do Ministério da Educação.
A reunião contou com a participação de cerca de meia centena de membros do CLAS de Vila Verde (Segurança Social, IPSS´s, Agrupamentos de Escolas, Paróquias, Juntas de Freguesia, associações, entre outros) e foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Engº José Manuel Fernandes.
No primeiro ponto, que respeitava à emissão de parecer sobre as duas candidaturas apresentadas no âmbito da Rede Social para reforço do apoio à terceira-idade, os membros presentes votaram unanimemente o parecer anteriormente anunciado pelo Núcleo Executivo do CLAS. Este organismo – que integra a Câmara Municipal de Vila Verde, a Segurança Social e um representante da comunidade educativa – atribuiu uma pontuação máxima de 100 pontos às candidaturas da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde e do Centro Social Paroquial da Lage.
Em traços genéricos, a Misericórdia de Vila Verde propôs o apoio ao alargamento do Lar de Idosos em mais 12 camas, ao passo que o Centro Social da Paróquia da Lage apresentou idêntica candidatura, embora para a criação de 42 camas para apoio a idosos do Concelho.
O segundo ponto da reunião do CLAS prendia-se com a necessidade de uma readaptação dos serviços de Actividades de Tempos Livres (ATL´s) à nova realidade educativa nacional. É que o alargamento dos horários imposto pelo Ministério da Educação (ME) obriga a um reajustamento do ‘modus-operandi’ dos ATL´s.
Perante o novo quadro legislativo para a área da Educação, o CLAS emitiu um parecer no sentido de que os ATL´s do Concelho iniciem o processo tendente a essa readaptação.
Daí ter sido sugerido que elaborem relatórios sobre esta situação, acompanhados de medidas/sugestões/propostas que permitam essa necessária adaptação à nova realidade. O alargamento de horários, a proposta de novas actividades, ou outras soluções enquadram os relatórios agora solicitados. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva
0 comentários:
Enviar um comentário