Minho: Há cada vez mais separação de lixo



Cerca de cinco mil alunos de escolas de diferentes níveis de ensino da região visitaram as instalações da Braval, na serra do Carvalho, durante este ano lectivo, no âmbito da sensibilização ambiental promovida por aquela empresa intermunicipal de valorização e tratamento de resíduos. Segundo fonte daquela entidade, aquele elevado número de visitantes de escolas tem, também, contribuído para o aumento das quantidades de resíduos recicláveis recolhidas.

Conforme explicou o administrador-delegado da Braval, Pedro Machado, nos primeiros cinco meses deste ano foram recolhidas mais de quatro mil toneladas, "o que parece antever que as quantidades de resíduos enviados para reciclagem, em 2006, sejam superiores às enviadas durante o ano passado".

Mini-ecopontos nas escolas

De facto, no último ano, a Braval e as câmaras municipais colocaram mini-ecopontos em todas as escolas dos seis municípios abrangidos por aquele sistema municipal, "para que as crianças passassem a separar os resíduos na escola, levando esse hábito para casa", refere a mesma fonte.

No decorrer das visitas guiadas das escolas à empresa, os estudantes são sensibilizados para agir correctamente em relação aos resíduos e, depois de explicado o funcionamento das instalações, ficam a conhecer a estação de triagem, o aterro sanitário e a estação de tratamento de águas lixiviadas.


"É de notar um crescente interesse e conhecimento dos alunos sobre a matéria dos resíduos, o que traduz, também, o trabalho desenvolvido pelos professores, no que diz respeito à sensibilização ambiental", refere Pedro Machado.

Situada na serra do Carvalho, a Braval abrange os municípios de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde. Fonte JN por Berta Carvalho

0 comentários: