Vila Verde: intercâmbio com a Região Tianjin - China




«Não devemos ver a China só como uma ameaça para a Economia Ocidental, mas também como uma grande oportunidade». É nestes termos que o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes, avalia a recente deslocação oficial à Região de Tianjin-China, integrado numa comitiva portuguesa, a convite da Liga dos Chineses em Portugal e da Associação Industrial Chinesa em Portugal.

A missão portuguesa, na qual se integrava um grupo de arquitectos e um Fundo de Investimento, centrou a sua actividade na Região de Tianjin, uma cidade autónoma dependente directamente do poder central, na República Popular da China. A deslocação àquela Região – habitada por mais de 10 milhões de pessoas, com porto de mar, com mais de 38% de crescimento ao ano e a apenas 140 quilómetros de distância da capital, Pequim – permitiu contactos com o Município de Tianjin, com uma das Universidades protocoladas com a Universidade do Minho, com empresas/parques ‘hi-tech’ e organismos de desenvolvimento local. Em paralelo, foram estabelecidos protocolos de cooperação e reforço de parcerias entre empresários de Portugal e aquela Região da China.

A deslocação à China, para além da série de contactos e acordos estabelecidos em Tianjin, permitiu um conhecimento mais aproximado da realidade Chinesa. As deslocações a Xangai e Pequim, as duas maiores cidades chinesas, permitiram aquilatar da dinâmica local.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes, olha uma eventual cooperação formal entre Vila Verde e a Região de Tianjin com algumas cautelas. No dizer do autarca, «a assinatura de um protocolo de cooperação cultural, ou mesmo uma geminação, entre Vila Verde e o Distrito de Tianjin – ou outra Região da China – só fará sentido se houver algum empenho económico de ambas as partes».
Por isso, aguarda os resultados dos contactos agora feitos. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

0 comentários: