Vila Verde: Bombeiros querem ampliar instalações



Os Bombeiros Voluntários de Vila Verde querem ampliar as actuais instalações do novo quartel. É que o actual edifício já não comporta o aumento da frota automóvel da corporação registado nos últimos anos.

A constatação foi feita, ontem, pelo presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Carlos Braga, durante as cerimónias evocativas dos 83 anos da instituição. Um momento solene marcado pela bênção de duas novas viaturas, uma auto-caravana de rastreio automóvel e um veículo urbano de combate a incêndios (vuci), duas viaturas orçadas em perto de 160 mil euros.

Na presença do representante do Governador Civil e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, o presidente da direcção dos bombeiros de Vila Verde, Carlos Braga, mencionou a falta de espaço para albergar as 23 viaturas de que já dispõe a corporação.
«O hangar foi dimensionado para 16 viaturas, mas a custo ainda conseguimos lá colocar 20 viaturas, o que leva a que três fiquem fora do quartel, sujeitas às condições do tempo», revela o dirigente.

A ampliação das actuais instalações ou a construção de um hangar são as soluções preconizadas pela direcção liderada por Carlos Braga. Este refere, contudo, que «o ideal é ampliar as instalações, uma vez que pretendemos também alargar o auditório, transformando-o em pavilhão gimnodesportivo».
Um projecto que visa, assim, «criar melhores condições para a frota automóvel dos bombeiros e, em simultâneo, rentabilizar o auditório, acabando com aquele ‘elefante branco’».

O apoio público é a única forma encontrada pelos bombeiros de Vila Verde para concretizar a ambicionada ampliação. «A Câmara Municipal já disponibilizou os serviços técnicos para a elaboração do projecto de ampliação e, em conjunto, vamos tentar obter apoios financeiros do Governo, ou através de uma candidatura a fundos comunitários», revela Carlos Braga.

Na sua intervenção pública, Carlos Braga mencionou, ainda, o atraso do Governo na atribuição de uma verba e uma viatura prometidas há já algum tempo.
Em causa está uma verba de 25 mil euros acordada, e formalizada através de protocolo, pelo Governo de Santana Lopes, assim como a atribuição de uma nova viatura de combate a incêndios florestais.
«Aguardamos o cumprimento dessa promessa», fez referência Carlos Braga, que destacou ainda «o apoio do Governo Civil de Braga e do Comandante Operacional para o desbloqueio de uma verba atribuída para a aquisição da auto-escada e do veículo florestal de combate a incêndios». Vincou igualmente «o apoio incondicional da Câmara Municipal».

Em pleno dia de apresentação formal de duas novas viaturas, a direcção dos bombeiros de Vila Verde revelou a intenção de reforçar a frota automóvel com mais dois novos veículos: uma ambulância e um carro cisterna».
«É a nossa próxima meta», revelou o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Carlos Braga. «Um propósito para cumprir a curto prazo», acrescentou.
Para tal, os bombeiros de Vila Verde esperam angariar donativos junto da comunidade vilaverdense, através de um peditório que já está em cursos nas freguesias. Em paralelo, será realizado um peditório especial junto dos emigrantes nos Estados Unidos da América (EUA). Uma delegação dos bombeiros deverá mesmo deslocar-se àquela zona do globo proximamente. Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

0 comentários: