Minho: Orquestra do Minho apresenta-se a 29 de Abril



A recém criada Orquestra de Câmara do Minho apresenta-se, pela primeira vez, ao público já no próximo dia 29 de Abril, no Auditório do Parque de Exposições de Braga.
É formada por 32 jovens músicos, intérpretes do novo panorama musical português, todos com formação de nível superior em prestigiadas escolas portuguesas e estrangeiras. Tem como maestro Vítor Matos, também ele um jovem músico e está sedeada na Universidade do Minho.

Em comunicado de imprensa, o organismo revela que é sua intenção constituir-se como uma estrutura permanente da Universidade do Minho com a colaboração da Fundação Bonfim, nasceu de uma vontade expressa de dar oportunidade a jovens músicos de relevo no novo panorama musical português e de contribuir para a divulgação da música portuguesa em particular.

Fundada por iniciativa de Elisa Lessa (Professora da Universidade do Minho), sua Directora Artística, a recém-formada Orquestra de Câmara do Minho terá as suas primeiras apresentações com o pianista Luís Pipa e o violinista Ilya Grubert, com o apoio de diversos organismos públicos e privados.

Os jovens músicos que constituem a Orquestra de Câmara do Minho e o seu maestro estão radicados na região do Minho, estando alguns deles a frequentar o curso de Mestrado na Universidade do Minho.

O concerto inaugural, que tem o apoio da Câmara Municipal de Braga e da Fundação Bonfim, decorre no próximo dia 29 de Abril, às 21h30, no Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga, tendo como solista o pianista Luís Pipa.

O próximo concerto realiza-se a 27 de Maio, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, em Braga, tendo como solista o consagrado violinista Ilya Grubert.

A Orquestra de Câmara do Minho vai apresentar-se ao público com uma Comissão de Honra presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade do Minho, Guimarães Rodrigues, dela também fazendo parte o vice-reitor Acílio Rocha, o presidente do Conselho Cultural da UM, Lúcio Craveiro da Silva, personalidades de relevo na vida cultural, o Governador Civil de Braga, Fernando Moniz, o presidente de Câmara de Braga, Mesquita Machado, e vários presidentes de Câmaras da região.

A orquestra inicia a sua actividade com a realização de três concertos em Braga, prevendo, no futuro, realizar concertos em toda a região do Minho com o apoio das autarquias locais.

A Orquestra tem ainda como objectivos dinamizar a vida cultural na comunidade académica, participando nas várias iniciativas da Universidade do Minho sempre que solicitado.

No futuro poderá constituir-se como associação cultural da Universidade do Minho.

Comemorando-se este ano os 250 anos do nascimento de Wolfgang Amadeus Mozart, o programa do Ciclo de Concretos ’06, é dedicado às obras deste compositor.
Fonte Voz do Neiva por Carlos Silva

0 comentários: