Esposende: Apanhado líder de rede europeia de trafico de droga


Colombiano detido pela PJ de Braga em Esposende é líder de rede europeia de trafico de droga.A Policia Judiciaria aga apreendeu hoje de madrugada 6.500 quilos de cocaína.

Um dos quatro colombianos detidos hoje durante a apreensão de 6,5 toneladas de cocaína é o líder de uma rede internacional com sede em Espanha e ramificações a Portugal, Holanda e Colômbia.
O homem, de 38 anos, que usava como disfarce da actividade delituosa a sua participação como corredor de motociclismo em provas em Espanha e Portugal, liderava o grupo de cinco suspeitos hoje detidos pela Policia Judiciária em Esposende, no norte do país.

A PJ de Braga apreendeu hoje de madrugada 6.500 quilos de cocaína.
Seis mil e trzentos quilos estavam numa residência em Esposende e 184 numa viatura que se dirigia a Espanha disse o director-nacional adjunto da PJ José Braz.
O responsável policial adiantou que a droga terá sido descarregada nas costas portuguesas, provavelmente no sul do país depois de transbordada no alto mar, destinando-se a abastecer o mercado europeu, com passagem por Espanha.
A operação, que envolveu equipas de Lisboa, Porto e Braga, levou à detenção de cinco pessoas, um português, de 40 anos, comerciante, natural de Braga mas a residir em Espanha, um colombiano de 38 anos - o presumível líder de uma re de europeia com sede em Espanha - e três mulheres, também colombianas, com idades entre 36 e 49 anos.
Os detidos estavam a ser ouvidos hoje à tarde no Tribunal de Esposende pelo juiz de Instrução.

O dirigente da PJ adiantou que as detenções foram feitas quando o português - com funções apenas operacionais - conduzia uma carrinha com 184 quilos, e m direcção a Espanha.

Num outro carro, servindo de apoio e de vigia à carrinha, seguia o cida dão colombiano e uma mulher, que foram detidos depois de embaterem numa parede q uando tentavam fugir à PJ.

Em simultâneo, uma outra brigada entrou numa vivenda da Avenida Marginal de Esposende, junto ao farol, na qual deteve as duas outras mulheres e apreendeu 173 fardos e 2.550 embalagens de cocaína, com cerca de 6.300 quilos.

A vivenda havia sido alugada para férias aos arguidos por uma agência imobiliária, nada tendo o seu proprietário que ver com o tráfico.

José Braz adiantou que as apreensões de cocaína feitas em 2006 atingem já os 23.500 quilos, o que terá feito subir o seu preço no mercado, nomeadamente na Galiza, Espanha, onde o preço do quilo passou de 35 para 40 mil euros! Fonte Antena-Minho

0 comentários: