Braga: Fonte do Ídolo acolhe mostra Cidades amuralhadas do Noroeste Hispânico



A Fonte do Ídolo, um espaço museológico romano de Braga, recebe de hoje até 10 de Maio, uma exposição dedicada às Cidades Romanas Amuralhadas no Noroeste Hispânico.
A Fonte do Ídolo é um Santuário rupestre da época romana, um dos mais importantes do género na Península Ibérica, dedicado a uma divindade fluvial autóctone (Tonsoenabiago), é o único monumento romano de Bracara Augusta que Braga hoje conhece.
A mostra Cidades Romanas Amuralhadas no Noroeste Hispânico surge no âmbito da celebração do quinto aniversário da Declaração da Muralha Romana de Lugo, na Galiza, Espanha, como Património da Humanidade.

A passagem da efeméride levou os responsáveis locais, através do Museu Provincial, a formular um projecto que revela os diversos circuitos amuralhados das principais cidades do território da antiga "Gallaecia", de que Braga foi capital.

A esta proposta juntaram-se, assim, instituições e investigadores de Astorga (Asturica Augusta), Braga (Bracara Augusta), Cacabelos (Castro Ventosa), Gijón e León (Legio VII), que deram origem à primeira exposição conjunta sobre estes recintos amuralhados.

Segundo os arqueólogos, o amuralhamento urbano constitui um fenómeno comum a toda esta região, embora não seja seu exclusivo, já que se integra num processo mais vasto, de características semelhantes e com maior extensão territorial, que afectou a globalidade do império. Fonte Antena-Minho

0 comentários: