Vila Verde: Cães vadios vagueiam pelas ruas



Os moradores dos lugares adjacentes ao Campo de Jogos da Cruz do Reguengo (Vilaverdense FC) queixam-se dos inúmeros cães que invadem aquela área. O retrato público deste caso foi feito pelos jornais da região – Terras do Homem e Vilaverdense – e denunciado junto da Associação de Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde, que se mostra ‘impotente’ para albergar tantos cães que vagueiam por aquela área…

Vila Verde é, ao que tudo indica, uma zona privilegiada para depósito de cães. Não são raras as vezes que se assiste ao crescimento exponencial de cães abandonados, sobretudo no período de Verão. Acabam por vaguear pelo centro, à procura de alimento, mas acabam por ser expulsos. Resta-lhes seguir para a periferia.

É aí que encontram algum ‘sossego’ e ‘alimento’ junto dos inúmeros sacos de lixo à espera de serem recolhidos pelos serviços municipais. Só que ali se eternizam, provocando algum embaraço aos habitantes.

As ruas na encosta contígua ao campo de jogos do Vilaverdense são os locais preferidos. Só que as queixas dos residentes têm aumentado de tom, exigindo medidas por parte dos serviços veterinários municipais ou da Associação de Defesa dos Animais e Ambiente.

Ambos os organismos se mostram impotentes para resolver tão delicado assunto. É que o abate dos animais é, invariavelmente, o destino nestes casos.

A Associação de Defesa dos Animais de Vila Verde diz que já não dispõe de mais espaço para albergar os canídeos, enquanto não mudar as suas instalações para a Quinta de Lanhas.
O assunto promete discussão nos órgãos municipais competentes, que tentam «encontrar uma solução provisória», referiu fonte do Município de Vila Verde.
Fonte Voz do Neiva

3 comentários:

Anónimo disse...

É comum dizer-se: "O Homem é um animal, mas racional, distinguindo-se assim dos outros animais." Abandonar outros animais significa racionalidade? O cão pode ser o melhor amigo do Homem, mas será essa amizade recíproca????Tal como nós, eles sentem!

Anónimo disse...

UMA BOA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DA POPULAÇÃO, QUE INCENTIVE A PROCURA DESTES ANIMAIS, PODE SER UMA IDEIA. POSSO ESTAR ERRADA, MAS SE A POPULAÇÃO FOSSE INFORMADA DA SITUAÇÃO DESTES ANIMAIS. SE LHES FOSSE DITO QUE PODERIAM ADQUIRIR UM DELES (OU MAIS), GARANTINDO-LHES CONSULTAS VETERINÁRIAS (AINDA QUE RESTRITAS A DETERMINADO N.º) E VACINAÇÃO, PENSO QUE PODERIA RESULTAR...

Anónimo disse...

Penso que poderiam aproveitar os med. veterinários do concelho, e fazer um trabalho de equipa, em que ambas as partes teriam vantagens.