A Junta de Freguesia de Soutelo, Vila Verde, viveu um dia cheio com a população, comemorando neste segundo dia de festa os seus 500 anos.
Um conjunto importante de documentos, datados entre os séculos XVI e XVIII, foram oferecidos pela família Souto Moura ao espólio histórico da Junta de Freguesia de Soutelo. Esta tarde de domingo as comemorações continuaram com música, feira antiga e uma tertúlia que recordou a história da antiga Larim..
Os três irmãos Souto Moura, Eduardo, José e Maria, juntaram-se em Soutelo, na Adere Minho, para ouvir histórias e encantos do antigo concelho de Larim, hoje correspondente à freguesia de Soutelo.
Eduardo Pires de Oliveira e José Henrique Salgado Zenha, descobriram pedaços da história de Soutelo e que foi contada em primeira mão a um público que encheu o auditório da Adere Minho.
Já o Arqº Eduardo Souto Moura plantou, juntamente com a mãe, no jardim em frente à antiga Escola primária agora sede da junta de freguesia e da Adere-Minho "As Tílias de Soutelo", recordando memórias do passado.
“Antigamente existiam tílias na praça em frente à sede de junta e foi o próprio arquitecto que desafiou para plantarmos novamente tílias na praça”, confessou o presidente da junta Filipe Silva, que viu o famoso arquiteto oferecer os serviços pessoais para corrigir alguns erros arquitetónicos em edifícios históricos da freguesia.. À descoberta da História de Soutelo.
0 comentários:
Enviar um comentário