Portugal: Município de Vila Verde e escolas conquistam prémio nacional por boas práticas em ensino do futuro



A Câmara Municipal de Vila Verde conquistou, esta segunda-feira, o galardão nacional de boas práticas em ensino do futuro, na modalidade de Ambiente e Sustentabilidade. A distinção atribuída ao município premeia o projeto “Escola + Verde”, que tem vindo a ser desenvolvido junto das escolas do 1.º ciclo e do pré-escolar, tendo em vista a educação das crianças para a prática quotidiana de atitudes amigas do ambiente.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na sede da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, e foi presidida pelo Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, onde marcaram presença, para além da Vereadora da tutela, Drª Júlia Fernandes, técnicos da área da Educação.
Refira-se que é a segunda distinção nacional às boas práticas educativas da Câmara Municipal de Vila Verde, depois de – no ano passado – o município ter conquistado o primeiro prémio na vertente “Promoção da Saúde Pública no Meio Escolar”.

O projeto “Escola + Verde”, que está na origem da conquista do prémio Ensino do Futuro foi desenvolvido durante três anos, na generalidade da rede do 1.º ciclo do concelho. Contou com a adesão de 37 estabelecimentos de ensino.
No projecto, “Ensino de Futuro”, na categoria “Ambiente e Sustentabilidade”, destaque para os desempenhos de algumas escolas. Em relação ao desempenho em todos os parâmetros analisados, o jardim-de-infância de Vilarinho obteve o 1º lugar, seguindo-se o jardim-de-infância de Carreiras S. Tiago e em 3º lugar o Centro Escolar de Moure. Referência especial ainda para a Escola Básica da Lage (Veiga, aquela que mais água poupou, e a Escola Básica de Parada de Gatim, aquela que menos energia consumiu.

O projecto é desenvolvido pelo Serviço de Educação, em articulação com o Serviço do Ambiente e com os Agrupamentos de Escolas, e pretende «consolidar uma parceria de trabalho conjunto e uma dinâmica de acção colectiva».

0 comentários: